banner cultura maker (maior)

A inovação maker chegou para ficar

Inovação Maker chegou para ficar

Com a evolução das tecnologias de prototipagem rápida, como as impressoras 3D, e de plataformas eletrônicas, muita gente encontrou as ferramentas necessárias para criar e consertar os próprios objetos. Na cultura Maker a ideia é criar com as próprias mãos e os espaços dedicados ao tema possibilitam muita interação e colaboração entre pessoas, o que acaba promovendo inovação.
 
O interessante é que enquanto nas grades empresas, muitas vezes, o rigor impera, nos MakerSpaces e FabLabs, as pessoas costumam prototipar muito rápido, uma cultura que quando transferida para dentro de uma corporação possibilita novos caminhos para projetos.
 
E muitas corporações já estão experimentando. Neste movimento, as etapas tradicionais dentro do processo de inovação - pesquisar, escrever projeto e esperar a ideia estar fechada para fazer o protótipo - deixam de existir. A ideia é partir do protótipo, possibilitando vários ajustes ao longo do processo, sem precisar chegar ao fim para descobrir o resultado, o que também garante economia de recursos.
 
Clique nos links abaixo para conferir um apanhado de matérias que já saíram no nosso blog sobre cultura maker: