2.1 O Programa Natura Campus adota o modelo de chamadas periódicas para recebimento de propostas de projetos de pesquisa. O objetivo desse modelo é possibilitar o planejamento das atividades de pesquisa pela Natura e pelos parceiros e favorecer a análise comparativa de propostas.
2.2 As chamadas de propostas de cooperação serão divulgadas no Portal Natura Campus www.naturacampus.com.br e por meio de ações complementares de divulgação a serem realizadas em momento oportuno.
2.3 A frequência das chamadas de propostas prevista é de duas vezes por ano, podendo ocorrer em frequência maior ou menor de acordo com as condições e oportunidades de parcerias verificadas pela Natura e divulgação por meio do Portal Natura Campus.
2.4 As propostas de projetos de colaboração e o desenvolvimento de projetos seguirão as políticas e diretrizes de parcerias da Natura.
2.5 Elegibilidade:
2.5.1 Poderão se inscrever no Programa Natura Campus e submeter propostas de projetos pesquisadores regularmente vinculados a Instituições de Ciência (IC) públicas ou privadas, interessados em estabelecer parcerias de pesquisa científica básica, com objetivo de geração de conhecimento científico em temas de interesse mútuo, ou de pesquisa tecnológica, ressalvado o disposto no item 2.5.2.
2.5.2 Não são elegíveis as propostas submetidas por colaboradores Natura, ainda que exista vínculo formal entre o pesquisador proponente com Instituição de Ciência.
2.6 Informações solicitadas aos proponentes:
Para fins de identificação dos candidatos e avaliação dos projetos, a Natura solicitará informações que julgar necessárias referentes à localização, vínculo institucional, formação acadêmica, linhas de pesquisa e atuação profissional do proponente, assim como o detalhamento da proposta e plano de trabalho (título, justificativa, objetivos, metodologia, orçamento, cronograma de atividades, produção bibliográfica e técnica relacionada, redes de parceria envolvidas).
2.7 Escopo das propostas:
As propostas a serem submetidas poderão envolver diferentes tipos de interação conforme itens 2.7.1, 2.7.2 e 2.7.3. O proponente poderá indicar qual o tipo de interação proposto, mas não está obrigado a fazê-lo. A Natura analisará a proposta e fará o devido enquadramento a partir das informações recebidas.
2.7.1 Projeto de Cooperação em Pesquisa Científica Básica, com o qual se objetiva o avanço do conhecimento em tema de interesse mútuo, sem foco em aplicação industrial – neste tipo de projeto não se antevê a geração de resultados passíveis de proteção de propriedade intelectual e de uso comercial, sendo possível a publicação e divulgação científica ampla dos resultados em comum acordo entre os parceiros;
2.7.2 Projeto de Cooperação em Pesquisa Tecnológica, com o objetivo de avanço de conhecimento em tema de interesse mútuo, com perspectivas prováveis de uso dos resultados em processos industriais ou no desenvolvimento de novos produtos – estes projetos são desenhados para comprovar conceitos (viabilidade técnica e benefícios) de novos insumos, materiais e/ou processos para desenvolvimento de novos métodos produtivos ou produtos cosméticos da Natura, sendo os resultados avaliados quanto ao potencial de patenteamento e, se aplicável, a PI (propriedade industrial) gerada será adequadamente protegida antes da publicação e divulgação científica.
2.7.3 Licenciamento ou transferência de tecnologia, visando aquisição de tecnologias já desenvolvidas por Instituições de Ciência, seja por meio de conhecimentos e tecnologias protegidas por propriedade industrial, patenteadas ou não.
2.7.4 Durante o processo de seleção, as propostas de projeto serão avaliadas internamente pela Natura. Caso aprovadas, será sugerido o seu enquadramento em uma das três categorias anteriormente descritas para contratação junto à Instituição de Ciência.
2.8. Confidencialidade dos dados
Os dados são submetidos à Natura via formulário disponível no Portal Natura Campus (http://www.naturacampus.com.br) e devem ser de caráter não confidencial, assim como qualquer questionamento feito por meio do e-mail disponibilizado para dúvidas (naturacampus@natura.net).
2.9. Submissão de propostas
2.9.1 Os candidatos interessados devem submeter suas propostas por meio de formulário disponível na página do Programa Natura Campus na internet – http://www.naturacampus.com.br.
2.9.2 A inscrição no Programa Natura Campus implica na concordância e aceitação plena de todas as cláusulas e condições do presente regulamento, por parte de qualquer candidato.
2.9.3 Inscrições incompletas não serão aceitas.
2.9.4 Só serão aceitas inscrições realizada via internet, na página do Programa Natura Campus, via formulário específico de Cooperação Científica, com indicação da área de interesse da Natura.
2.9.5 Não serão aceitas trocas, alterações, inserções ou exclusões nas inscrições após a submissão, exceto nos casos em que a Natura solicitar formalmente a realização de modificações, formalizadas por e-mail.
2.9.6 As chamadas periódicas de propostas de projetos serão divulgadas no Portal Natura Campus acompanhadas de regulamento próprio informando prazos, áreas de pesquisa, condições e disposições gerais sobre o processo de avaliação, divulgação de resultados, e processo de contratação de projetos de cooperação.
Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades
Assine aqui >
Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades.