Temas de inovação

A Natura investe em áreas de pesquisa, que interligadas e combinadas, atuam na geração, ampliação e difusão de conhecimento e entregam benefícios para toda a rede de relações.

Conheça nossos temas de inovação.

Bem-estar e Ciência das Relações

Pesquisas sociais aplicadas nas áreas de psicologia positiva; biologia do bem estar; neurociências, medicina tradicional e terapias complementares!

Compreensão do consumidor com foco em sua interação com a marca. Comprovação científica da promoção de bem-estar, mensuração dos sentidos e criação de novas identidades sensoriais.

Cases

  • Gestuais para a vida
    Gestuais para a vida
    Por meio do desenvolvimento de técnicas gestuais de uso de produtos, buscamos ampliar a experiência de bem estar bem. Através de técnicas corporais que integram o saber tradicional e o conhecimento científico, o contato com os produtos é muito mais intenso e promove ainda mais o bem-estar.

    Para o desenvolvimento da linha VôVó, por exemplo, a área de Ciências do bem-estar realizou estudos com o objetivo de avaliar os efeitos no relacionamento entre avós e netos decorrentes de duas formas de aproximação: física e emocional. Os estudos contemplaram aspectos comportamentais, emocionais, culturais e sociais demonstrando o efeito positivo das interações mediadas pelos produtos no relacionamento entre avós e netos.

Sustentabilidade

Desenvolvimento e aplicação de ingredientes, cadeias e tecnologias da sócio biodiversidade. Novos modelos de produção e cultivo, conservação entre outras iniciativas no campo da bioagricultura. Ecologia industrial, ecodesign e ingredientes desenvolvidos a partir da biotecnologia; além da aplicação de indicadores ambientais.

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  • Sustentabilidade além de nossas fronteiras
    Sustentabilidade além de nossas fronteiras
    O óleo essencial de Palo Santo (Bursera graveolens) é tradicionalmente obtido da madeira da árvore. Porém, a Natura desenvolveu pesquisas em parceria com a Universidade Técnica Particular de Loja, a ONG Naturaleza Y Cultura Internacional e as comunidades de Malvas e Chaquiro, localizadas em Loja, Equador, para viabilizar a obtenção desse óleo a partir do manejo dos frutos. Neste projeto, estabelecemos parcerias práticas para uma colheita sustentável, que mantém as árvores em pé, promovendo a conservação dos Bosques Secos de Loja, no Equador.
  • Sistemas agroflorestais na produção de insumos
    Sistemas agroflorestais na produção de insumos
    Através da parceria entre a Natura e EMBRAPA Amazônia Oriental e Ocidental e Cooperativa Agrícola de Tomé Açú, com apoio da FINEP, foi possível desenvolver sistemas agroflorestais (SAFs) para produção sustentável de dendê na agricultura familiar da Amazônia. Os SAFs de dendê conservam a biodiversidade da região e geram benefícios sociais, econômicos e ambientais.

Inovação Aberta e Colaborativa

Ciência e inteligência de redes, novas formas de promoção da conexão em rede para evolução do ecossistema de inovação, novos modelos de parcerias, metodologias de colaboração e cocriação.

Gestão de Inovação, incluindo novas metodologias de processo e portifólio. Captação de novas oportunidades e conceitos a partir de tendências, sinais e temas emergentes da sociedade e do consumidor.

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  • Chamada de Projetos Natura Campus 2012
    Chamada de Projetos Natura Campus 2012
    A Chamada de Projetos Natura Campus buscou identificar e apoiar projetos de inovação transformadora em rede. Com uma perspectiva global, a Chamada permitiu que pesquisadores da comunidade científica apresentassem propostas de projetos de inovação de alto impacto, multidisciplinares e, preferencialmente, conectados entre diferentes instituições de pesquisa.

    As fases do processo de seleção e avaliação foram um grande destaque. As propostas foram avaliadas por gestores e pesquisadores da Inovação Natura e os finalistas foram convidados a participar de uma etapa de imersão na Natura e colaboração direta com pesquisadores da empresa. Em parceria com a Endeavor, instituição especializada em empreendedorismo, criou-se um espaço de interação e cocriação desenhado para permitir que as sinergias em pesquisa dentro e fora da empresa pudessem ser destacadas. Tudo isso permitiu aos pesquisadores finalistas evoluir seus projetos e a realização de uma apresentação final para a banca executiva da Natura, composta pela alta gestão de inovação da empresa. O contato direto entre a liderança da empresa e os pesquisadores com foco nos projetos de alto impacto evidenciou o valor da iniciativa, gerando valor compartilhado entre a rede e a Natura mesmo ao longo do processo. Ao final, foram aprovados 13 projetos somando um orçamento aproximado de R$ 8 milhões de reais.

    Conheça mais no link: http://www.uiin.org/index/digitallibraryabstract/id/248

Inovação em Produtos Cosméticos

Desenvolvimento de novas formulações, fragâncias, design de embalagem e benefícios, levando em conta os aspectos funcionais (segurança e eficácia), sensoriais e emocionais, gerando produtos que transformam a percepção da marca, experiências e serviços.

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  • Avaliação de segurança e eficácia de produtos cosméticos
    Avaliação de segurança e eficácia de produtos cosméticos
    Por não utilizarmos animais para testes de segurança e eficácia de novos ativos e produtos, estamos sempre em busca de novas alternativas para a realização dessa avaliação. Além disso, buscamos criar métodos diagnósticos não-invasivos para avaliação de pele e cabelo em seres humanos, como a adaptação para uso em dermatologia da tomografia de coerência óptica (OCT), originalmente utilizada em oftalmologia. A técnica possibilita visualizar em tempo real a imagem de tecidos biológicos com a mesma resolução de um microscópio óptico, o que torna viável verificar os efeitos dos produtos Natura diretamente na pele.

Novas Fronteiras

Novas fronteiras com cosméticas são bem-vindas

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