Defarmb

Natura lidera projeto inovador na produção de dendê em agrofloresta (SAF Dendê), promovendo a agricultura regenerativa e maior sustentabilidade na cadeia produtiva do dendê (=palma). A produção OnFarm de bioinsumos beneficia o meio ambiente e comunidades

Uma Parceria Inovadora liderada pela Natura na Conservação da Floresta Amazônica e Agricultura Sustentável

Hoje, 05 de dezembro, comemoramos o Dia Mundial do Solo, uma iniciativa estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2013 com o objetivo de conscientizar sobre a importância da gestão sustentável de solos saudáveis. Para destacar a relevância deste dia, gostaríamos de compartilhar informações sobre a parceria entre a Natura, o Senai de Inovação e Biomassa, a Camta e a Solubio. Essa colaboração visa potencializar a produção de dendê em agroflorestas, contribuindo para a conservação e regeneração da Floresta Amazônica e unindo esforços em prol do meio ambiente.
 
Essa pesquisa representa uma iniciativa pioneira dos parceiros, enfrentando o desafio primordial de realizar a produção local OnFarm de consórcios de microrganismos para sistemas biodiversos, conforme ocorre no sistema agroflorestal com dendê. A produção Onfarm de Bioinsumos une a produtividade sustentável, boas práticas e eficiência, gerando impacto positivo ao meio ambiente, também nas comunidades locais e no desenvolvimento de produtos em sintonia com novas práticas de consumo mais responsáveis.
 
Jéssica Medina Gallardo, pesquisadora do ISI Biomassa acredita que o objetivo é aplicar o uso de microrganismos para alcançar uma maior produtividade. Segundo ela, “O ISI Biomassa irá validar o uso de diversos microrganismos com ação benéfica para o desenvolvimento da agrofloresta. Isto é, contribuir com o aumento da fertilidade do solo e resiliência de diversas espécies do SAF, como dendê, açaí e cacau, por meio do uso de bioinoculantes, aumentando o impacto positivo desse sistema produtivo”.
 
O diferencial do projeto SAF Dendê está baseado no cultivo do dendezeiro com outras espécies, entre elas as frutíferas, adubadeiras e madeireiras, proporcionando ao agricultor a diversidade de renda e muitos serviços ambientais. Tais fatores também impactam na qualidade do solo ao longo do tempo que fica mais nutrido e preparado para futuras plantações.
 
A produção OnFarm, também conhecida como “produção dentro da própria fazenda”, consiste na multiplicação de microrganismos em sistemas fechados (biofábricas) dentro da propriedade para uso na agricultura. A utilização de produtos de base biológica contribui para a redução de emissão de gases de efeito estufa. Além disso, o projeto busca gerar um desenvolvimento tecnológico inovador e tem caráter social, pois irá beneficiar todos os produtores envolvidos no cultivo do SAF Dendê em Tomé-Açu.
 
A Natura faz questão de realizar a adoção de ações de conservação e regeneração ambiental. A empresa foi pioneira ao estabelecer um modelo de negócio baseado na bioeconomia da sociobiodiversidade que contribui para conservar 2 milhões de hectares de floresta amazônica. Atualmente, nos relacionamos com 10.636 famílias, distribuídas em 48 comunidades em todo Brasil e na América Hispânica - sendo 41 delas concentradas na Pan-Amazônia - e 42 ingredientes da sociobiodiversidade amazônica, também conhecidos como bioativos. A Natura também é uma empresa carbono neutro desde 2007 e tem o objetivo de zerar as emissões líquidas de carbono até 2030.