Cbmaltft2

Entre os dias 6 e 9 de novembro, a Natura teve a honra de participar e patrocinar o I-Congresso Brasileiro de Métodos Alternativos (I-CBMAlt), um evento de grande relevância realizado no Rio de Janeiro.

Natura patrocina e participa do I-Congresso Brasileiro de Métodos Alternativos (I-CBMAlt)

Entre os dias 6 e 9 de novembro, a Natura teve a honra de participar e patrocinar o I-Congresso Brasileiro de Métodos Alternativos (I-CBMAlt), um evento de grande relevância realizado no Rio de Janeiro. Este congresso reuniu protagonistas nacionais e internacionais envolvidos no tema dos Métodos Alternativos, incluindo universidades, instituições de ensino e pesquisa, laboratórios de execução de testes, associações e representantes da indústria, principalmente do segmento cosmético. O congresso teve como objetivo discutir e promover o avanço de práticas que substituam o uso de animais em testes de eficácia e segurança da indústria, bem como em toda atividade de pesquisa científica e atividades de educação científica.
 
A Natura, considerada pioneira no Brasil nesse campo, destacou-se durante o congresso ao apresentar sua trajetória e contribuições significativas para a adoção de métodos alternativos. Atualmente, a Natura conta com uma Plataforma Integrada de Avaliação de Segurança, empregando nessa plataforma tanto predições computacionais baseadas em inteligência artificial, como um robusto conjunto de testes in vitro - testes que utilizam células humanas e modelos biológicos tridimensionais como objeto dos ensaios laboratoriais.
 
Além disso, a empresa é pioneira e especialista no desenvolvimento de métodos destinados e apropriados à análise de eficácia e segurança de ingredientes naturais, extraídos a partir da biodiversidade brasileira e amazônica, ingredientes esses inéditos e exclusivos, para os quais não existem muitas vezes dados prévios de segurança disponíveis em literatura científica. Durante o I-CBMAlt, a Natura apresentou seu mais recente desenvolvimento, uma metodologia para avaliação de toxicidade sistêmica e carcinogenicidade utilizando sistemas microfisiológicos, mais conhecida como tecnologias "Human-on-a-chip",. Através desse sistema, é possível integrar em um mesmo dispositivo 3 diferentes equivalentes de órgãos humanos, biofabricados em laboratório a partir de células humanas. Os equivalentes de órgãos (pele, fígado e intestino) são integrados por um sistema fechado de fluxo, que mimetiza a circulação sanguínea. Essa inovação permite a mimetização do funcionamento de um organismo humano, sendo utilizado para testes de toxicidade sistêmica de matérias-primas, contribuindo assim para avaliações de segurança mais precisas. Essa é uma metodologia bastante inédita na avaliação de toxicidade sistêmica sem o uso de animais.
 
Como reconhecimento do compromisso de longa data da Natura com métodos alternativos, concedemos o Prêmio Natura Campus durante o evento, celebrando os 17 anos sem testes em modelos animais e os 5 anos da obtenção da Certificação da Cruelty Free International. O prêmio reconheceu pesquisadores acadêmicos por suas contribuições inovadoras no desenvolvimento de novos métodos alternativos no Brasil. Como parte da Comissão Científica, a Natura desempenhou um papel fundamental na avaliação dos trabalhos apresentados para premiação, destacando-se como uma líder comprometida com o avanço e promoção dos métodos alternativos no cenário científico nacional.
 
Durante o I-Congresso Brasileiro de Métodos Alternativos (I-CBMAlt), a natura também contribuiu com a apresentação de oito trabalhos por meio de resumos em pôster, abordando inovações e avanços significativos em métodos alternativos na indústria. Além disso, a Dra. Kelen Fabiola Arroteia representou a Natura na Mesa Redonda intitulada "A Importância dos Métodos Alternativos para a Indústria Cosmética”, debatendo o tema lado de representantes de outras empresas do setor cosmético área. Sua presença na mesa redonda contribuiu significativamente para a discussão sobre a relevância e impacto positivo dos métodos alternativos no setor cosmético, evidenciando a posição da Natura, sempre comprometida com a inovação e ética em suas práticas científicas.
 
Além das contribuições científicas, a Natura também desempenhou um papel fundamental na promoção da capacitação no tema dos métodos alternativos, participando ativamente de webinars e cursos. Em 2022 e 2023, a empresa esteve envolvida em cinco desses eventos, incluindo a organização do Curso de Capacitação pela PREMASUL/RENAMA em parceria com o LnBio (Laboratório Nacional de Biociências, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, CNPEM), abordando o tema Sistemas Microfisiológicos Humanos, em setembro de 2022.