Espaço faz parte de novo Centro de Inovação, que terá áreas dedicadas a prototipagem, cocriação, experimentação e testes de novos produtos

Natura inaugura novo Laboratório de Fórmulas em Cajamar

 
Espaço faz parte de novo Centro de Inovação, que terá áreas dedicadas a prototipagem, cocriação, experimentação e testes de novos produtos
 
 
Em um cenário de rápidas transformações, inovar exige cada vez mais capacidade de adaptação a novas tecnologias. O novo Laboratório de Desenvolvimento de Fórmulas da Natura, inaugurado em julho em Cajamar, traz um sistema de infraestrutura totalmente adaptável para inovações que ainda nem sabemos que estão por vir. Além disso, o novo laboratório traz mais rapidez, assertividade e flexibilidade para o desenvolvimento de fórmulas e protótipos, reduzindo o tempo que cada produto demora para chegar ao mercado.
 
Em uma área de mais de 800m², o Laboratório conta com a tecnologia plug and play, que permite diferentes configurações para o espaço. Totens tecnológicos móveis, acoplados a um sistema de infraestrutura aérea, permitem plugar e desplugar instalações que usualmente são fixas, como direcionadores de água, esgoto, ar comprimido e eletricidade. Esse sistema pode percorrer todas as bancadas do laboratório, que também são móveis, aumentando a flexibilidade das instalações e propiciando a inovação.
 
O espaço também possui uma nova “planta piloto”, com equipamentos industriais em proporções reduzidas, capazes de simular as etapas de produção da fábrica com  pequenos volumes, tornando mais fácil e eficiente o processo de dar escala à produção de um protótipo. “Anteriormente, fazíamos um quilo de produto e levávamos para a fábrica para produzir toneladas. Agora, a assertividade passa a ser muito maior”, explica Daniel Gonzaga, diretor de Inovação em Produtos da Natura.
Além de maior grau de acerto no desenvolvimento das fórmulas e flexibilidade para o desenvolvimento de produtos, o novo laboratório também deve aumentar a rapidez com que a Natura traz inovação para seu portfólio.
 
Atualmente, a empresa desenvolve mais de dois mil protótipos em paralelo e lança em média 250 novos produtos todos os anos. Roseli Mello, diretora de Inovação Expandida, explica que o novo laboratório permitirá diminuir o time to market, tempo entre o desenvolvimento de um novo produto e sua venda para o consumidor final. “Além disso, a otimização dos fluxos e a flexibilidade para operar permitirão que os pesquisadores fiquem ainda mais focados em inovações que que tragam experiências sensoriais e benefícios exclusivos, como o recém lançado Chronos Acqua Biohidratante”, conclui.
 
O Laboratório de Desenvolvimento de Fórmulas faz parte do novo Centro de Inovação da Natura em Cajamar, que contará ainda com áreas dedicadas a pesquisa avançada, prototipagem, cocriação, experimentação e testes de novos produtos.