BiomeB

O Natura Biδme se destaca por ser uma marca totalmente livre de plástico e representa uma abordagem revigorada em relação ao consumo, priorizando soluções regenerativas para indivíduos e o meio ambiente viabilizada através de tecnologias únicas.

Natura Revoluciona o Setor de Cosméticos com a Linha Natura Biome

 
No ano de 2021, a Natura tornou-se pioneira no setor de cosméticos ao adentrar o mercado de produtos de beleza e cuidados pessoais com uma linha inovadora chamada Natura Biome. Essa linha, inteiramente vegana, tem como objetivo redefinir a produção e o consumo de forma regenerativa, utilizando 100% de ingredientes naturais.
 
O Natura Biome é uma marca completamente livre de plástico e surgiu como resultado de uma nova abordagem no consumo, focada em soluções regenerativas tanto para as pessoas quanto para o planeta, com o compromisso de não impactar negativamente o meio ambiente.
 
Para o desenvolvimento do Natura Biome, foram dedicados muitos anos de pesquisa e tecnologia na criação e concretização dos princípios da economia circular, principalmente na regeneração de fórmulas e embalagens. O ingrediente principal dessa linha é o óleo de dendê, obtido a partir do projeto SAF Dendê, o primeiro sistema agroflorestal do mundo. Esse projeto foi liderado pela Natura em colaboração com a Empresa Brasileira de Pesquisa (Embrapa), a Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (Camta), reconhecida internacionalmente como referência em sistemas agroflorestais, e o Centro Internacional de Pesquisa Agroflorestal (ICRAF). Este tipo de pesquisa que quebra paradigmas só foi possível devido ao fomento da FINEP em sua primeira fase e da USAID na validação final.
 
Todo o processo de desenvolvimento e produção do Natura Biome ocorreu integralmente no Brasil, desde o cultivo da matéria-prima, como o óleo de dendê, até a pesquisa tecnológica das formulações, realizada no laboratório de inovações da Natura em Cajamar (SP). As soluções de embalagem para esses produtos foram desenvolvidas em parceria com fornecedores que não apenas cumpriram a diretriz de serem livres de plástico, mas também trouxeram soluções de circularidade e utilização de fontes renováveis em sua composição.
 
O Natura Biome trouxe outras tecnologias diferenciadoras, dentre elas um acessório feito de biorresina gerado por bioprocesso de conversão de monóxido de carbono em polímero. A empresa parceira que desenvolveu a resina recebeu o prêmio Embrace na categoria "Projetos de Valor", a Mango Material, que produziu o container de armazenamento da linha Biome, que utiliza um material inovador que se integra naturalmente ao ciclo de carbono. Sua tecnologia converte gás metano em biorresina, tornando-o biodegradável e ambientalmente amigável. 
 
Essa abordagem sustentável intensifica o compromisso da Natura com a ecologia. Para nós, o Biome representa um compromisso importante com a mudança nos hábitos de consumo que esperamos ver nos próximos anos.