BANNER POST Prêmio Valor Inovação

Com índice de inovação de 64,6%, a Natura é a quarta empresa mais inovadora do país.

Natura entre as mais inovadoras do país pelo ranking do Valor Econômico

A Natura é a quarta empresa mais inovadora do país, segundo o anuário Valor Inovação Brasil 2018. O ranking é realizado de acordo com uma pesquisa conduzida pela consultoria Strategy&, em conjunto com o Valor Econômico e apoio da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei). No último ano, com ações voltadas para inovação tecnológica e pesquisa e desenvolvimento, o Índice de Inovação da companhia passou de 57,1% para 64,6%.
 
É importante destacar que este é um dos mais importantes rankings de empresas que realizam atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Sua metodologia se baseia em cinco pilares da cadeia de inovação:
 
- intenção de inovar;
- esforço para realizar a inovação;
- resultados obtidos;
- avaliação do mercado; e  
- geração de conhecimento.
 
Assim, a pesquisa avalia, de maneira consistente e sistemática, as práticas de inovação das companhias, seus investimentos no mercado local e os resultados obtidos com base nesses fatores. E um importante diferencial é que em cada um dos pilares, é levado em conta o contexto do Brasil, e como isso se reflete nas práticas de inovação de cada participante.
 
Entre os principais aprendizados relacionados a partir da edição 2018 do Prêmio estão:
 
- Conhecer a fundo os principais trends do mercado e de seus setores de atuação;
- Possuir estratégia e metas claras e controlar os resultados;
- Investir de forma estratégica;
- Desenvolver parcerias e colaborações;
- Compartilhar a relevância da inovação e os seus resultados com toda a organização.
 
A Natura possui um sistema de inovação bastante robusto que cobre esses pontos com sua execução ao longo de diferentes processos, rituais e colaborações internamente e externamente. Nossa rede de colaboração está focada gerar valor compartilhado para a Natura e para nossos diferentes públicos de relacionamento, entre eles as empresas parceiras de desenvolvimento tecnológico, start-ups, instituições de pesquisa, especialistas e agências governamentais e não governamentais. Dedicamos esse prêmio a todos vocês que constroem essa história de inovação com a gente.