BANNER POST Natura e Startups

Conheça as iniciativas da Natura para movimentar a interação entre grandes empresas e startups, reforçando a sua atuação no ecossistema de inovação.

Natura e Startups juntas pela Inovação

O 100 Open Startups, um dos maiores movimentos de inovação aberta do país que já envolveu mais de 4700 startups e 840 grandes empresas com o objetivo de fomentar a conexão entre esses atores, divulgou no  dia 04/07, o ranking das grandes empresas mais engajadas no relacionamento com startups. O evento o ocorreu no CUBO em São Paulo e reconheceu a  Natura como a 3° empresa mais engajada no ecossistema de startups.
 
Esse resultado traz luz ao compromisso da Natura com a inovação aberta e conectada com as tendências de tecnologia e os novos modelos interativos envolvendo essas estruturas organizacionais pequenas e ágeis que focam a geração de valor para o consumidor.
 
De forma geral, o movimento de interação entre as grandes empresas e as startups se intensificou drasticamente nos últimos anos, que bom! Outra importante iniciativa que aponta para essa direção e que teve participação destacada da Natura é o Edital Startup – Indústria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que faz parte do Ministério de Indústria e Comércio Exterior.
 
O Edital, foca na conexão de negócios entre esses atores do ecossistema e divulgou em março/2018 o ranking 100 startups, 10 indústrias e 17 instituições de apoio ao desenvolvimento de negócios habilitadas para a segunda fase do edital do Programa Nacional Conexão Startup Indústria. O programa investirá mais de R$ 50 milhões, nos próximos três anos, na promoção do ambiente de negócios entre startups e indústrias, com foco na integração digital da cadeia de valor dos produtos industriais, por meio das start-ups. 
 
A Natura foi uma das 10 indústrias selecionadas e está colaborando com a Regenera, start-up da área de biotecnologia avançada que recebeu até o momento R$ 200.000,00 da ABDI mais contrapartidas financeiras e econômicas da empresa para desenvolver as fases de prova de conceito e piloto.
 
As expectativas dessas interações com as startups são bastante altas e trazem aprendizados entre as organizações e crescimento do ecossistema de negócios no Brasil. Pesquisas da ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras) em 2014 apontavam um enorme vale na colaboração entre as grandes corporações e startups. Este mapa deve estar em evolução vistas essas ações, além de esforços relevantes também em curso como o Programa Startup Brasil, que enfatiza aceleração massiva de startups, a agenda de empreendedorismo conduzida pelo SEBRAE, entre outros.
 
Lançamos em 2016 o Programa Natura Startups que reforça a atuação da companhia no ecossistema de inovação por meio de mais uma ferramenta relevante para fomentar o empreendedorismo e gerar novas oportunidades e conexões. No ano passado (2017), mais de 100 empresas se inscreveram no programa, das quais 19 firmaram contrato para teste-conceito e sete se tornaram fornecedoras da empresa. Em 2018, além da porta de entrada oficial que recebe propostas das startups do mercado, a Natura também abriu seu primeiro programa de aceleração em parceria com o CESAR.Labs, além de ter lançado o Programa Natura Startups na Argentina, país onde a empresa possui operações. Tem interesse? Conecte-se você também!