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Modalidade inovadora de financiamento coletivo, promovida pelo Natura Cidades em parceria com Benfeitoria, vai dobrar a arrecadação de projetos que tornem a cidade do Rio de Janeiro mais bonita e acolhedora.

Natura Promove Matchfunding para financiar projetos de Intervenções Urbanas

Modalidade inovadora de financiamento coletivo, promovida pelo Natura Cidades em parceria com Benfeitoria, vai dobrar a arrecadação de projetos que tornem a cidade do Rio de Janeiro mais bonita e acolhedora.
 
Projetos que estejam em busca de recursos para transformar a relação dos habitantes com a capital fluminense, por meio do cuidado, da valorização de espaços públicos e do incentivo à convivência, em qualquer região ou bairro, podem se inscrever no canal de financiamento que a Natura abre na Benfeitoria, dia 10 de setembro (quinta-feira). As propostas que forem selecionadas terão o aporte arrecadado via crowdfunding dobrado pela Natura numa prática de parceria entre empresa e sociedade conhecida como matchfunding. O objetivo da iniciativa é criar, em colaboração com cidadãos, ativistas e órgãos de governo, soluções que contribuam para ressignificar os espaços urbanos, um dos pilares do Natura Cidades, plataforma de patrocínios da empresa em fase piloto de implantação. Os interessados têm até o dia 10 de outubro para se inscrever e participar da seleção.
 
Serão aceitos projetos de pessoas físicas ou jurídicas na área de Intervenção Urbana. O regulamento e o formulário de inscrições estarão disponíveis no site www.benfeitoria.com/naturacidades. O proponente deve descrever o projeto, incluindo como meta o valor mínimo em reais necessário para viabilizar a iniciativa, e a sua implementação deve ocorrer até julho de 2016.
 
Todos os inscritos serão submetidos à análise de uma curadoria, formada por profissionais da Benfeitoria e as iniciativas selecionadas serão lançadas no canal Natura Cidades para a arrecadação via crowdfunding. As propostas serão avaliadas segundo os critérios de potencial de geração de impacto, inovação, viabilidade de execução, alcance (número de pessoas impactadas e usuários), relação custo-benefício, atributos de inclusão (como acessibilidade), e sustentabilidade.
 
Os projetos pré-selecionados terão suporte da Benfeitoria para desenvolvimento de suas campanhas de arrecadação, que entrarão no ar entre novembro e dezembro desse ano. A cada R$ 1,00 (um real) que os projetos receberem dos apoiadores, os chamados benfeitores, a Natura vai investir mais R$1 (matchfunding), dobrando o valor de arrecadado, até que a meta seja atingida. No Brasil, essa prática por parte da iniciativa privada é uma novidade e neste piloto a Natura vai distribuir R$ 100 mil entre os projetos que concluírem suas campanhas de arrecadação com sucesso. A ideia é selecionar de 03 a 10 propostas para a campanha de arrecadação no montante total entre R$ 10 mil e R$ 100 mil cada, incluindo o valor aportado pela Natura. Essa faixa de valor, segundo Tati Leite, cofundadora da Benfeitoria, contempla a maioria dos projetos de financiamento coletivo, já que mais de 90% das campanhas da plataforma são abaixo de R$50mil.
 
 
 
A parceria com a Benfeitoria é uma das primeiras ações do programa Natura Cidades, plataforma de patrocínio da Natura que pretende aproximar a empresa de iniciativas que visam transformar a relação das pessoas com as cidades, por meio de intervenções urbanas que despertem o cuidado e a valorização dos espaços públicos e a da convivência nesse ambiente. Segundo Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura, esta nova chancela tem por objetivo “cuidar do ambiente em que vivemos e reconectar as pessoas com o espaço público, atuando nas cidades por meio de intervenções que tornem os espaços mais agradáveis e favoráveis ao encontro”.