Novo programa de treinamento de consultoras é resultado de parceria com a startup Já Entendi.

Natura abre as portas para empreendedores

Novo programa de treinamento de consultoras é resultado de parceria com a startup Já Entendi.
 
No ano passado, por iniciativa da área de empreendedorismo, a Natura foi a campo para conhecer o universo das startups e procurar por ideias inovadoras que pudessem ser aproveitadas. Depois de avaliar vários projetos, cinco empreendedores foram selecionados e convidados a participar de um showcase e apresentar suas propostas.  Esses foram os primeiros passos que levaram à parceria com a Já Entendi, uma startup de inteligência educacional especializada em formação e capacitação online, que vai contribuir para a evolução do processo de treinamento das consultoras Natura.
 
“No âmbito da inovação aberta este é um tema novo. Não tínhamos ainda nenhuma iniciativa estruturada em termos de aproximação do ecossistema empreendedor e startups”, conta Marcela Martinelli, Gerente de Empreendedorismo da Natura. O interesse por esse nicho surgiu em 2014 devido às características como velocidade e flexibilidade que esse tipo de empresa oferece. “Visitamos uma série de incubadoras, parques tecnológicos e aceleradoras para conhecer qual era o modelo, como se relacionavam com as startups, como a Natura poderia contribuir e o que poderia receber de contribuição neste tipo de parceria. A partir disso,  fomos construindo o nosso próprio modelo”, lembra.
 
Neste processo, a Natura entrou em contato com o portfólio de várias empresas que estavam em incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos. “Trouxemos cinco empresas para dentro da Natura e abrimos espaço para que elas apresentassem as soluções que poderiam nos oferecer, e ao mesmo tempo explicassem o que são startups e como atuam, fazendo também uma ação de sensibilização da Natura para essa oportunidade”, diz Marcela. Foi assim que a Natura conheceu a Já Entendi e a identificou como potencial parceira. Ambas contaram com a ajuda de uma aceleradora, a Aceleratech, para aumentar a qualidade da interação e adaptação necessária para a elaboração de um projeto eficaz que contemplasse as necessidades da Natura, respeitando a sua cultura, e ampliasse as potencialidades da Já Entendi.
 
Segundo Gladys Mariotto, doutoranda em educação, especialista em Artes, Filosofia e Sociologia e CEO da Já Entendi,o apoio da área de empreendedorismo na Natura foi fundamental para o sucesso da parceria. “Eles fizeram essa pesquisa, nos identificaram e nos convidaram para ir até a empresa. Não teríamos participado dessa concorrência se não fosse por essa indicação. As regras foramas mesmas e tivemos a capacidade de enfrentar nove grandes empresas. O apoio da área de empreendedorismo foi fundamental para o sucesso”, avalia.
 
Para Gladys, vários fatores levaram a essa escolha da Já Entendi ao final do processo, entre eles o cuidado no atendimento. “Eu, como CEO, fui até a Natura apresentar a nossa proposta. Isso faz diferença no atendimento. Empresas maiores que concorreram conosco não puderam mandar os seus presidentes porque eles não tinham tempo”, explica.
 
O projeto desenvolvido pela Já Entendi está na fase piloto, mas já representa um grande passo na história das duas empresas. “Até agora, os treinamentos voltados para as consultoras eram muito mais no sentido de mostrar a qualidade dos produtos do que oferecer argumentos de venda. O que estamos tentando fazer é entender o produto que nós temos nas mãos, a tecnologia e como falar isso para o cliente e transformar isso em vendas”, adianta Gladys. “Temos um foco muito importante no impacto social e isso vai ajudar a gerar renda para essas pessoas. Ter a possibilidade de poder melhorar a vida de 300 mil pessoas está sendo um estímulo bastante grande”, conclui.