A Natura esteve presente no VI FORTEC - Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia, realizado em Belém/PA ...

Natura faz apresentação no FORTEC 2012

A Natura esteve presente no VI FORTEC - Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia, realizado em Belém/PA entre os dias 17 a 19 de abril. O evento reúne anualmente os gestores de tecnologia e inovação das instituições de ciência e tecnologia do Brasil, além de representantes de outros atores do Sistema Nacional de Inovação, como governo e empresas. O tema central do encontro de 2012 foi Economia Verde – Negócios Sustentáveis abordando a geração de novos negócios sustentáveis e esclarecimentos gerais para a sociedade.

Neste contexto, Luciana Hashiba,que lidera a área de Gestão e Redes de Inovação na Natura, apresentou o Programa Natura Campus, suas principais ações para o ano e a iniciativa dedicada à região amazônica, . Ainda, com participação na vitrine de colaboração do evento, a Natura recebeu mais de 20 representantes de instituições de pesquisa brasileiras em seu estande. Foram discutidas formas de interação e aproximação dos pesquisadores acadêmicos com as frentes de pesquisa da Natura.

Prof. Rubén Sinisterra, Presidente do FORTEC cumprimenta a todos os participantes do evento.

Desde 2001, a Natura adota a estratégia de inovação aberta, impulsionando o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação por meio da conexão entre atores do sistema de inovação no Brasil e exterior. Neste modelo, a Natura já desenvolve mais de 60% de seus projetos em parceria, somando 284 parceiros, sendo 53 Instituições de Ciência e 04 Agências de Fomento.

Para 2012, está programado o lançamento da Chamada de Projetos Natura Campus, que terá foco nos temas de pesquisa da empresa. Esta é uma oportunidade única para a comunidade científica do Brasil e do Exterior, pois reforça a busca da Natura por novas parcerias, pelo fortalecimento da rede e aumento da qualidade das relações. A iniciativa visa atrair projetos de inovação transformadora, valorizando o empreendedorismo científico em projetos de ciência de alto risco que possam integrar diferentes áreas do conhecimento e possibilitem a formação de redes.

A Chamada de Projetos terá duas abordagens: uma tratará especificamente de temas estabelecidos pelo Programa Amazônia e a segunda será direcionada às quatro frentes de pesquisa da empresa: Ciências Clássicas e Avançadas de Pele e Cabelo; Tecnologias Sustentáveis; Ciências do Bem-estar e Relações; Sentidos, Design e Experiências.

O Programa Amazônia é a iniciativa da Natura que reconhece a importância desta região para o Brasil e para o mundo. O programa tem como visão ser um vetor na criação de negócios sustentáveis a partir de ciência, inovação e empreendedorismo, com foco na sociobiodiversidade e na valorização do conhecimento tradicional e cultura da região.

Em breve, publicaremos mais detalhes sobre a Chamada de Projeto Natura Campus 2012 e outras oportunidades de colaboração. Para acompanhar as novidades do Natura Campus, se inscreva no newsletter Natura Campus em nosso portal e acompanhe o perfil do programa nas principais redes sociais.