Sustentabilidade

Claudia Chow

A biomimética nos permite aprender com os sistemas aprimorados dos seres vivos ...

“Aprender com a natureza, que não desperdiça energia” - Frontzek

A biomimética nos permite aprender com os sistemas aprimorados dos seres vivos, que pela seleção natural apresentam os melhores mecanismos biológicos para o ambiente que estão inseridos. A biomimética consiste basicamente em aprender com a natureza,  observando seus modelos, sistemas, processos e elementos para se inspirar, buscando resolver os desafios do nosso dia a dia.

Além da arquitetura inspirada em sistemas biológicos, hoje podemos contar com diversos outros projetos de inspiração na natureza. Tal como economizar energia de equipamentos eletrônicos, observando a economia de energia de organismos vivos.

Recentemente publicado na Revista Pesquisa FAPESP, o designer Rainer Mugrauer apresentou o SmartBird, um pássaro robô inspirado nas gaivotas, que voou pela primeira vez em Abril de 2011. Este robô utiliza uma bateria um pouco maior que a de um celular. Segundo a revista, foi a primeira vez que o voo de uma ave foi decodificado e um protótipo decola com tamanha autonomia, não só se movimentando para cima e para baixo, mas fazendo acrobacias em ângulos específicos.

A ave mecânica é feita de fibra de carbono e pesa aproximadamente 450 gramas. Além das habilidades citadas acima, ela apresenta sensores que alertam para objetos próximos. Em seu primeiro voo este robô voador atraiu até mesmo a atenção das aves que estavam por ali. Relato do Jornalista Carlos Fioravanti, da Pesquisa FAPESP, que acompanhou este momento inigualável.

Frontzek, representante da Festo AG & Co. KG, uma das empresas envolvidas neste projeto, disse à revista que querem aprender com a natureza, que não desperdiça energia, e o objetivo deles parece ser justamente o exposto: economizar energia. E foi aprendendo com a natureza, que projetos como Eastgate Centre, na cidade de Harare, no Zimbábue, foram criados. Este prédio gasta 10% menos energia que prédios comuns do mesmo tamanho.

Os próprios idealizadores do projeto SmartBird relatam que ainda há muito a ser trabalho e que eles contam com a colaboração de diversos cientistas do ramo, para que o desafio de se produzir máquinas capazes de poupar energia não seja uma disputa para um patamar mais evidente da sociedade que almeja a sustentabilidade, e sim um trabalho colaborativo que leve a melhores condições de vida para nós e para aqueles em quem nos inspiramos.

 

SmartBird, robô inspirado em gaivota.

 

Referências e leituras sugeridas:

http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=4581&bd=1&pg=1&lg=

PETERSON, K. et al. A wing assisted running robot and implications for avian flight evolution. Bioinspiration and Biomimetics. out. 2011.