O Sistema Nacional de Inovação (SNI) do Brasil ocupa a liderança em vários indicadores ...

Redes Colaborativas e Negócios Sustentáveis

O Sistema Nacional de Inovação (SNI) do Brasil ocupa a liderança em vários indicadores referentes aos esforços e desempenho em ciência, tecnologia e inovação na América Latina. Entretanto, ainda ocupa uma posição tímida, embora crescente, no cenário mundial. Um dos maiores desafios para incrementar o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro, sem dúvida, é aumentar a interação entre os atores do sistema, tanto públicos como privados, na qual merece destaque o relacionamento entre as universidades/institutos de ciência e o setor privado.

Com o intuito de subsidiar a construção de modelos, ferramentas e práticas para outros players, o time de Gestão e Redes de Inovação da Natura elaborou um paper para discutir o modelo de redes colaborativas de inovação da empresa, “Collaborative Networks and sustainable business: a case study in the Brazilian System of Innovation”, tendo como autores Pollyana Varrichio, Daniela Diogenes, Adriano Jorge e Leonardo Garnica. O artigo descreve, frente à realidade do SNI brasileiro e a prática de gestão de redes de inovação de outras empresas no mundo, a experiência da Natura na construção de suas redes colaborativas voltadas à inovação. Este modelo está fundamentando em 4 pilares principais:

a) políticas e processos de inovação, desenhados internamente para alinhar a estratégia de inovação da empresa com o marco regulatório vigente em temas como propriedade intelectual e segurança;

b) gestão e captação de fomento, refente à interação e os mecanismos de financiamento com os órgãos governamentais;

c) promoção de redes de inovação aberta colaborativas, com destaque para a concepção e reestruturação do Programa Natura Campus;

d) gestão do relacionamento, com foco nos parceiros de inovação, incluindo-se aqui também os fornecedores.

O artigo foi apresentado na Trilple Helix Conference 2012 - Emerging Triple Helix Models for Developing Countries: From Conceptualization to Implementation – que ocorreu em Bandung, na Indonésia, em agosto. Esta conferência é realizada anualmente pela Triple Helix Association, uma instituição voltada à promoção de estudos e análises sobre a interação entre universidades, empresas e governo, sendo reconhecidamente importante no tema. Como decorrência da apresentação na conferência, o artigo foi publicado no periódico Procedia - Social and Behavioral Sciences, no volume 52, edição especial sobre a Conferência. O artigo pode ser consultado na íntegra em http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042812039006. Boa leitura!