A Natura e a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) lançam Edital da Chamada de Propostas de Pesquisa 2013 ...

FAPESP e Natura abrem chamada para criação de centro de pesquisa

      A Natura e a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) lançam Edital da Chamada de Propostas de Pesquisa 2013 para criação do Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano. Esse acordo tem como objetivo estruturar um centro de pesquisa voltado ao desenvolvimento de estudos científicos de vanguarda, que integram a Neurociência e a Psicologia Positiva, para entender padrões culturais e sociais que serão posteriormente aplicados no desenvolvimento de produtos, conceitos e serviços.

      Ao todo, o financiamento público-privado no projeto será de até R$ 20 milhões para o período de até 10 anos, sendo metade do valor proveniente da Natura e a outra parte da FAPESP. A implantação e a condução do programa ficarão sob a responsabilidade de uma instituição parceira, a ser selecionada pelo edital, sendo o período para apresentação de propostas de 26/11/2013 a 14/03/2014.

      “A Natura é a primeira empresa brasileira com uma iniciativa nesta modalidade, o que demonstra sua visão e comprometimento com pesquisa e inovação, importantes pilares para a condução dos nossos negócios”, afirma Gerson Valença Pinto, vice-presidente de Inovação da Natura. “A razão de ser da companhia está intrinsicamente atrelada à comercialização de produtos e serviços que promovam o bem estar bem das pessoas, daí da razão para conduzirmos estudos nessa área”, complementa o executivo.

      Um dos grandes desafios para o progresso do conhecimento hoje é a complexidade dos problemas abordados, o que exige, em muitos casos, prazos extensos. O financiamento de longo prazo apoia projetos de pesquisa de longa duração, que exigem abordagens interdisciplinares, permitindo tratamento bem sucedido de problemas complexos.

      O Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano tem como meta uma compreensão profunda do povo brasileiro, por meio do desenvolvimento de marcadores e indicadores de Bem-Etar, Percepção e Qualidade de vida, assim como, da estruturação de uma base científica sólida para a inovação e aplicação tecnológica na área. Para tanto, busca-se um projeto estruturado para o alinhamento entre ciência básica e aplicada, refletido em um cronograma que contemple entregas parciais anuais de curto (2 anos), médio (4 anos) e longo prazo (10 anos), a partir da sua implementação.

      A chamada está publicada em: www.fapesp.br/8309

APRESENTAÇÕES DO EDITAL

      Em breve informaremos as datas e os locais que faremos as apresentações do edital.

      Para acompanhar, inscreva-se na nossa newsletter e siga as páginas do programa no Facebook (www.facebook.com/naturacampus) e no Twitter (www.twitter.com/naturacampus).