Inovação Aberta e Colaborativa

Adap. de Augusto Franco (2012) Cocriacao Reinventando o conceito

cocriacao interativa

A Cocriação, processo pelo qual várias pessoas criam (ou desenvolvem) ideias ...

O que é Cocriação Interativa?

A Cocriação, processo pelo qual várias pessoas criam (ou desenvolvem) ideias conjuntamente, é uma ideia que está se espalhando rapidamente nos últimos anos. Embora o termo (co-creation) tenha surgido no mundo dos negócios – para designar o desenvolvimento de novos conceitos, produtos ou serviços em conjunto com os stakeholders de uma empresa – a sua apreensão e a sua aplicação já extravasaram o âmbito corporativo.

A cocriação diz-se interativa (ou em rede) quando tem entrada e tema abertos, desfecho aberto, processo livre (sem metodologia predeterminada imposta a todos, embora qualquer grupo seja livre para adotar a metodologia que quiser), estrutura distribuída e, obviamente, dinâmica interativa. Acontece assim. As pessoas vão para um determinado lugar (físico ou virtual) e lá começam a conversar umas com as outras sobre suas ideias. William Irwin Thompson (1987), em Gaia: uma teoria do conhecimento, escreveu que “as ideias, como as uvas, dão em cacho”. Uma ideia puxa outra, cada ideia namora outras (no plural, hehe), várias ideias são polinizadas por outras formando cachos de ideias congruentes. Se der liga, daí podem sair projetos que serão desenhados e implementados coletivamente. Pronto. Acabou (ou melhor: começou!). Simples demais. É difícil acreditar que isso possa funcionar. Mas tal simplicidade esconde uma alta complexidade. A cocriação interativa depende de um processo extremamente complexo que chamamos de conversação, em que ideias diferentes se combinam e recombinam, da nossa capacidade de bifurcar (fork) e de abrir nossos próprios caminhos (mow = my own way) para criar novas ideias a partir das ideias que interagiram e se polinizaram mutuamente na conversação.

Algumas pessoas, por mais que tentem, não conseguem ver o sentido da cocriação interativa (ou em rede). Mas esta é a questão central. Ou esse processo acontece de maneira mais centralizada do que distribuída (sob uma hierarquia) ou ele acontece de maneira mais distribuída do que centralizada (em rede). Nos próximos posts nos aprofundaremos mais nesse assunto, pois para entender a cocriação em rede ainda é necessário perceber as diferenças entre conceitos como campos de reprodução e campos de criação. Até lá!

 

REFERÊNCIA:

Adaptado de FRANCO Augusto (2012) Cocriação Reinventando o conceito.