Natura Campus lança desafio em busca de surfactantes ...

Novo Desafio Natura Campus - Surfactantes Sustentáveis

Natura Campus lança desafio em busca de surfactantes obtidos a partir de matérias primas renováveis ou rotas tecnológicas de baixo impacto ambiental.

BUSCA POR TECNOLOGIAS LIMPAS

A Natura busca novas soluções e inovações para o desenvolvimento de produtos mais sustentáveis, e trabalha para aprofundar seu conhecimento para compreender de que maneira pode contribuir de forma mais efetiva para a promoção da sustentabilidade.

Estudamos detalhadamente os reflexos de toda a extração da matéria-prima pelos fornecedores, o processo produtivo e o uso e descarte pelo consumidor.

SURFACTANTES

Atualmente, A maioria dos tensoativos disponíveis hoje são derivados de fontes petroquímicas, sendo que grande parte destes surfactantes são pouco biodegradáveis , podendo assim contribuir com a poluição ambiental. Além disso, a produção de surfactantes "sintéticos" contribui para o esgotamento dos recursos petroquímicos não renováveis do nosso planeta. Para resolver este problema, a produção de surfactantes mais sustentáveis pode ser alcançada através da utilização de substratos renováveis e tecnologias verdes.

O desenvolvimento de surfactantes baseados em recursos naturais renováveis é um conceito que vem ganhando o reconhecimento das indústrias química e cosmética. Esta nova classe de tensoativos biodegradáveis e biocompatíveis se desenvolveu em resposta à crescente demanda dos consumidores por produtos que sejam mais verdes e eficientes. Estas moléculas anfifílicas são normalmente obtidas a partir de óleos e gorduras naturais e ainda podem incorporar açúcares, polióis ou outros grupos polares.

O DESAFIO

Buscamos novos ingredientes com propriedades surfactantes que diminuem a tensão superficial, com alta capacidade emulsificante e/ou poder de limpeza, obtidos a partir de fontes renováveis e rotas tecnológicas de baixo impacto ambiental.

Nosso objetivo é encontrar soluções tecnológicas relacionadas à utilização de matérias-primas renováveis, com destaque para a origem do substrato – fontes renováveis – e para o processo de obtenção proposto – rotas tecnológicas de baixo impacto ambiental.

As propostas devem conter ao menos um teste que comprove a eficácia e um que comprove segurança do ingrediente para aplicação em pele e/ou cabelos.

COMO PARTICIPAR

As propostas serão recebidas pela ferramenta de submissão. Acesse https://naturacampus.induct.no para conhecer o edital e participar.

Não há limite de número de propostas de projetos a serem apresentados por cada proponente.

O prazo de submissão é de 24/10/12 à 28/11/12.

Acesse o edital por aqui e faça o download do folder do edital aqui.

AVALIAÇÃO

As propostas submetidas serão avaliadas em etapas sequenciais, conforme critérios abaixo:

  • Benefícios da tecnologia apresentada
  • Maturidade da tecnologia apresentada
  • Potencial de aplicação
  • Potencial de substituição de surfactantes sintéticos
  • Efetividade dos testes apresentados

RECONHECIMENTO

O vencedor do melhor projeto ganhará 01 curso de curta duração no Massachussets Institute of Technology (MIT Short Programs), nos Estados Unidos, com as despesas de transporte, alimentação e hospedagem inclusas.

Os proponentes que enviaram as três melhores propostas serão convidados para uma visita à Natura e para conhecer a equipe técnica que trabalha com surfactantes.

  • As despesas de transporte, alimentação e hospedagem serão inclusos somente durante a duração do curso.
  • O vencedor deverá participar do curso durante o ano de 2013.
  • A premiação será paga ao vencedor ou para um representante indicado pelo mesmo por escrito.