Afetos do Olfato A

Integração da perspectiva da neurociência do olfato à cultura, da biologia à arte, do aprendizado teórico à sensibilidade do corpo humano.

Participação da Natura na 1ª Semana acadêmico-científica de investigação sensório-perceptual cognitiva e cultural do olfato humano

A Natura participou da 1ª Semana Acadêmico-Científica de Investigação Sensório-Perceptual Cognitiva e Cultural do Olfato Humano, que ocorreu de 20 a 22 de setembro de 2023 no Centro de Inovação da USP/SP. Este evento uniu a perspectiva da neurociência do olfato à cultura, da biologia à arte, e do aprendizado teórico à sensibilidade do corpo humano. Ao longo desses três dias, o evento foi recheado de palestras, debates, apresentações de pôsteres e trabalhos orais.
 
Fomos representados pelo professor Dr. Plinio Almeida Barbosa (UNICAMP), que compartilhou os resultados de sua pesquisa em colaboração com a Natura Cosméticos. O artigo científico em publicação na revista International Journal of Cosmetic Science, abordou a fascinante temática do "Olfato para a Indústria Cosmética" e com o título de "NEOS: uma escala de afeto induzida por odor para uso na indústria cosmética". A Escala de Emoção e Odor Natura (NEOS) foi desenvolvida a partir de experimentos conduzidos com um amplo conjunto de participantes e uma variedade de fragrâncias que combinavam sete perfumes comerciais da empresa de cosméticos Natura & Co com odores de diversas classes olfativas relevantes para a indústria cosmética.
 
Além disso, o doutorando do Instituto de Psicologia (IP) da USP, Matheus Henrique Ferreira, apresentou um pôster durante a semana acadêmico-científica, destacando sua pesquisa de mestrado em colaboração com a Natura Cosméticos e a Fapesp.
 
Este trabalho, intitulado "Interferência Olfativa na Velocidade de Processamento Emocional de Estímulos Visuais: A Influência das Intensidades das Expressões Faciais," demonstrou que a estimulação olfatória pode influenciar a cognição e o comportamento humano, incluindo a percepção das expressões faciais. Os resultados também indicaram que odores podem tanto facilitar quanto prejudicar a identificação de expressões faciais, e que a apresentação de rostos alegres e repulsivos pode influenciar a avaliação emocional dos odores, revelando uma influência mútua nesse fenômeno.
 
O evento proporcionou novos conhecimentos a respeito do sistema olfatório em nossa compreensão das emoções humanas. Tais iniciativas são essenciais para aumentar a visibilidade dessa temática e aplicação das tecnologias em desenvolvimento e para promoção de pesquisas em bem-estar.
 
Conseguir transformar ciência em algo tangível e trazendo comprovações sólidas dos benefícios propostos em suas soluções é prioridade para Natura. O Natura Campus tem a missão de encontrar os pesquisadores brilhantes do nosso ecossistema para nos ajudar a levar esses benefícios para a sociedade através de nossos produtos e soluções.