Centro de Pesquisa

A FAPESP, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Natura lançarão um centro de pesquisa com foco em bem-estar.

Natura e FAPESP criam centro de pesquisa em bem-estar em parceria com USP e Unifesp

A FAPESP, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Natura lançarão um centro de pesquisa com foco em bem-estar.

O investimento na implantação e na condução do Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano é de R$ 20 milhões em dez anos, divididos igualmente entre a Natura e a FAPESP, e com contrapartida equivalente das universidades. A sede do centro, a ser lançado em 2015, será na USP.

A proposta científica selecionada, divulgada pela FAPESP, foi submetida pela professora Emma Otta, do Instituto de Psicologia da USP. O projeto traz a excelência técnica de um consagrado grupo de mais de 40 cientistas e suas equipes, atuando em áreas de conhecimento complementares em instituições de todo o Brasil, como USP, Unifesp e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de instituições internacionais como New York University e Washington State University.

O objetivo principal das pesquisas será a estruturação de uma base sólida de conhecimento para a avaliação e promoção do bem-estar a partir da integração de diferentes áreas do conhecimento, como neurociência, psicologia positiva e psicologia social, ciências da saúde, humanas e sociais aplicadas.

“Esse é um modelo único de centro integrado envolvendo uma empresa brasileira para investigar um tema que também é inédito na academia. O projeto está na vanguarda da inovação aberta e demonstra comprometimento de longo prazo da empresa e das instituições envolvidas”, disse Gerson Pinto, vice-presidente de inovação da Natura.

“Multidisciplinar e na fronteira do conhecimento, o novo centro combinará as melhores práticas dos programas Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) e Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), da FAPESP, para conectar a pesquisa científica com a inovação e transferência de tecnologia”, afirmou Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.

A chamada de propostas FAPESP-Natura pode ser vista em http://www.fapesp.br/8309. O resultado da chamada pode ser visto em http://fapesp.br/9340