De repente surgiu-nos a vontade, ou melhor, a necessidade de falar sobre gratidão. ...

Gratidão como instrumento para o bem-estar e a felicidade

De repente surgiu-nos a vontade, ou melhor, a necessidade de falar sobre gratidão. Sobre “essa sensação de maravilhamento, agradecimento e valorização da vida”, com define Robert Emmons, um dos autores proeminentes sobre o tema (1).

Talvez já tenhamos ouvido inúmeras vezes a expressão “você se sentiria melhor se fosse mais agradecido”.  A importância da gratidão vai além da recomendação popular. Desde a Antiguidade diversos filósofos já apontavam-na como uma das virtudes mais importantes do ser humano. Foco de estudos recentes da Psicologia, a gratidão já foi abordada também pela Sociologia e pela Antropologia, que preconiza que este sentimento se inicia na infância, devido à capacidade da criança de amar.

Baseados na revisão de Pieta & Freitas publicada em 2009 sobre gratidão (2), podemos resumir os seguintes traços de personalidade das pessoas agradecidas: em geral são benevolentes, tem mais propensão ao perdão, são mais agradáveis e menos narcisistas (autossuficientes).  As pessoas que se sentem regularmente gratas aos outros tentem a sentirem-se amadas e cuidadas.

Esta mesma publicação traz um resumo das conclusões dos estudos que a correlacionam com o bem-estar subjetivo: A gratidão é relevante para o bem-estar. Ela leva as pessoas a responderem mais positivamente aos acontecimentos da vida. Serve de proteção para situações adversas, aumentando a resiliência.  Está associada a estados psicológicos positivos como contentamento, felicidade, orgulho e esperança.

Sonja Lyubomirsky, uma das pesquisadoras mais reconhecidas da Psicologia Positiva, em seu livro “A Ciência da Felicidade – como atingir a felicidade real de duradora” recomenda a gratidão como a primeira atitude a ser praticada por quem busca a felicidade (2).

A gratidão pode ser considerada uma virtude, uma atitude, uma emoção, um hábito, um traço de personalidade e mesmo uma resposta social (3). Podemos, inclusive, considerá-la um gesto. Gesto de troca. De retribuição àquele que foi generoso. Gesto de expressão do reconhecimento. Você dá, eu recebo e isso me faz bem. Eu agradeço, você se alegra por eu ter reconhecido. Ficamos bem. Eu sinto vontade de imitá-lo. Você sente vontade de fazer mais. Eu faço o bem e vejo que é bom. A energia do bem se propaga em rede.

 O conceito comum, do ponto de vista científico, publicado em 2010 em uma revisão da literatura sobre os benefícios da gratidão para o bem-estar diz que “Gratidão é a apreciação do que é valioso e significativo para uma pessoa e representa um estado geral de agradecimento” (3).

O que é valioso e significativo para você? Seu planeta? Sua saúde? Seus amigos? Seus filhos? Seu trabalho? As oportunidades que surgem em sua vida? Seja o que for, agradeça. Para seu bem-estar. Para sua felicidade. Tenha seu gesto diário de gratidão.

 

Referências Bibliográficas:

Pieta, M., Freitas, L. Sobre a gratidão. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 61, n. 1, 2009;

Lyubomirsky,S.  A ciência da felicidade. Como atingir a felicidade real e duradoura. 2008. Elsevier Ed. Ltda. Versão on line disponível em: http://books.google.com.br/books?id=UKmkoq9JzMoC&pg=PP28&lpg=PP28&dq=Sonja+Lyubomirsky+a+ci%C3%AAncia+da+felicidade+73++gratid%C3%A3o&source=bl&ots=dA6NfcwaOm&sig=16DOJXT4wtHRlzbsaTK-i8Ya2fM&hl=pt-BR&sa=X&ei=bxf2UIzOGMPx0wH3toCYCA&ved=0CC4Q6AEwAA#. Consulta em 15/01/013;

Sansone, R. Sansone, M. Gratitude and well being: The benefits of appreciation. Psychiatry (Edgemont) 2010;7(11):18–22.