Não há como vivermos sem nos relacionarmos, já que “a vida é um encadeamento de relações” ...

Celebrando a Amizade

Não há como vivermos sem nos relacionarmos, já que “a vida é um encadeamento de relações”, como crê a Natura.  No contexto de nossas relações, certamente nossos amigos ocupam um lugar especial. E é sobre eles que vamos conversar, em comemoração ao recém-celebrado “Dia da Amizade”, dia 20 de julho.
Podemos considerar que a amizade é uma grande manifestação do amor. Inclusive sua etiologia -do latim amicus; amigo- possivelmente se derivou de amore; amar.
É um sentimento que herdamos de nossos ancestrais. Há evidências de que algumas espécies animais como cavalos, elefantes, golfinhos, macacos e chipanzés formam pares e grupos que se relacionam por anos (1). O comportamento social, além de sua origem evolucionária, é influenciado por fatores genéticos, ambientais e culturais. Em relação ao fator genético, destacamos a importância dos genes envolvidos na produção dos neuropeptídeos ocitocina e vasopressina. Estes neuropeptídios consistem em uma herança ancestral de aproximadamente 500 milhões de anos e merecem destaque dentre os inúmeros neuropeptídeos envolvidos na modulação do comportamento social (2).
Os estudos com ocitocina administrada a humanos mostram a influência positiva deste neuropeptídeo no comportamento social relacionado à confiança, generosidade, altruísmo e aversão à traição. Já os estudos relacionados à vasopressina mostram que esta facilita a conexão social através da modulação de processos associados à recompensa e motivação, que envolvem os circuitos regulados pela dopamina no núcleo acumbens (2).
Vale também destacar a importância da serotonina para as relações sociais. Estudos em primatas mostram que altos níveis de serotonina favorecem a diminuição da agressão e aumentam o cooperativismo, e estudos tanto em humanos quanto em animais mostram que a serotonina influencia positivamente a interação social e a cooperação entre as pessoas (2). 
Portanto, já está cientificamente comprovado que todos nós possuímos as bases biológicas para desenvolvermos e mantermos relações sociais e amizades. É necessário, também, atitude e boa vontade.
No post anterior vimos em que grau um amigo íntimo é capaz de influenciar nossa felicidade e vice-versa, e vimos também que esta influência acontece quando há proximidade.
Diante disto, vale algumas reflexões: Tenho buscado estar próximo de meus amigos? Reservo um tempo para compartilhar minha vida, dialogar, ouvir, apoiar àqueles que amo? 
"Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro” (Eclesiástico : 6,14).

Referências:
Seyfarth RM, Cheney DL. The evolutionary origins of friendship. Annu Ver. Psychol. 2012 Jan 10;63:153-77;
Skuse DH, Gallagher L. Genetic influences on social cognition. Pediatr Res.2011 May;69(5 Pt 2):85R-91R. Review;

Imagem disponível em: http://www.freedigitalphotos.net/images/agree-terms.php. Nome da imagem: Girl And Boy With Gift Box.