Nos dias 26 e 27 de setembro, em Foz do Iguaçu, Paraná, aconteceu um dos mais importantes encontros de inovação do Brasil.

Natura apresenta inovação X.0 na Conferência ANPEI 2019 e traz caso de inovação tecnológica

 
Nos dias 26 e 27 de setembro, em Foz do Iguaçu, Paraná, aconteceu um dos mais importantes encontros de inovação do Brasil. A Conferência da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras 2019 reuniu cerca de 1200 pessoas e 200 palestrantes entre eles, renomados líderes e pensadores internacionais como Patrick van der Pijl, autor de Business Model Generation, Ezequiel Zylberberg do MIT, e Benjamin Reid da NESTA, agência do Reino Unido para programas de inovação, entre outros.
 
O tema da conferência foi a “Inovação X.0” que traz uma leitura da conjuntura atual, de enorme velocidade e que torna o ato de numerar as (re)evoluções quase imediatamente obsoleto, já que a forma de inovar evolui constantemente. Desta perspectiva, o desafio é inovar a própria inovação, a forma como ela se dá e os impactos que ela gera.
 
A Natura marcou presença em diferentes momentos da Conferência. Roseli Mello, Diretora de Inovação Expandida, compartilhou como a cultura e a tecnologia andam juntas para uma inovação X.0 de impacto positivo. Diante da era da ansiedade na dimensão individual e dos desafios no cuidado com o planeta na dimensão coletiva, quanto mais interação e mais inovação tivermos, maiores a chance de encontrarmos as soluções que precisamos. A Natura adota um modelo de inovação multidimensional abarcando os produtos, serviços, a digitalização, a indústria 4.0, as redes de colaboração e a sustentabilidade para o impacto positivo. Tudo isso suportado por processos cada vez mais ágeis e uma cultura de intraempreendedorismo buscando uma inovação centrada nas pessoas.
 
 
Roseli Mello
 
Daniel Gonzaga, Diretor de Inovação de Produtos, apresentou um dos três melhores cases de tecnologia em produtos – Lumina, Biotecnologia Pro-Teia. A nova linha de produtos para cabelos, tem uma fórmula inteligente, capaz de atuar em todas as camadas dos fios de cabelo: do nível mais profundo (no interior dos fios) até sua superfície, regenerando de dentro para fora. Os resultados do uso da biotecnologia na saúde dos fios são comprovados graças ao uso da microtomografia de raios X para avaliação do cabelo - uma técnica parecida com a tomografia usada para diagnóstico em exames médicos. Os resultados apontaram para uma redução de 70% na porosidade dos fios. Vale destacar que a tecnologia Pro-Teia foi desenvolvida à época em parceria com uma startup alemã, a AMSilk.
 
Daniel Gonzaga
 
Além dessas participações, Marcela Martinelli, gerente de inovação e Diretora da ANPEI, foi painelista em um debate conduzido por Paulo Renato, head de inovação do SEBRAE Nacional, que trouxe o tema da interação das grandes empresas com startups e também contou com a presença da Regenera, startup parceira da Natura. E Paulo Castilho, do time de inovação da Natura foi jurado em uma banca da competição “Like a Boss” promovida durante o evento, em que startups apresentam suas propostas de negócio a potenciais investidores e parceiros.
 
Marcela Martinelli (segunda pessoa da direita para a esquerda)
 
Com mais de 30 anos, a ANPEI já organizou 18 conferências sobre inovação e reuniu atores relevantes do ecossistema com o intuito de estimular as atividades de pesquisa, desenvolvimento nas empresas, melhores políticas e práticas de colaboração e expandir a inovação no país.