Ferramenta tecnológica criada pela empresa de cosméticos analisou cerca de 18 mil fios de cabelo para chegar ao algoritmo que faz diagnóstico instantâneo do estado de integridade do fio

Natura desenvolve tecnologia para avaliar o grau de dano do cabelo em tempo real, utilizando analise de imagens e machine learning

 
 
Para evoluir a experiência com suas consultoras e consumidores, a Natura desenvolveu uma tecnologia que mede o estado/grau de dano dos cabelos. O diagnóstico é realizado a partir de uma ferramenta que combina um dispositivo de lentes, um algoritmo matemático e um aplicativo, que conta ainda com questionário sobre hábitos e estrutura capilar.
 
Para analisar a estrutura do cabelo, uma imagem é capturada a partir do dispositivo desenvolvido pela Natura, acoplado à câmera do celular. A combinação de lentes portáteis (lente do celular e lente do dispositivo) – semelhante à de um microscópio – permite obter uma imagem bastante ampliada da mecha de cabelo.
 
Um dos desafios foi chegar no desenho ideal do dispositivo, o que demandou intensos esforços da área de pesquisa e desenvolvimento. Ele é capaz de prender uma quantidade adequada de cabelo de cada consumidora no jogo de lentes, bem como padronizar a iluminação e aumento da imagem obtida. A padronização é importante para que o algoritmo possa fazer a análise adequada dos fios.
 
O aplicativo de celular coleta as imagens e as respostas das consumidoras sobre o seu cabelo (como é e como está), e as envia para análise em nuvem, numa plataforma da Google de uso exclusivo da Natura. Para tudo isso acontecer, pesquisadores da Natura trabalharam por mais de 5 anos e utilizando mais de 18 mil imagens de fios de cabelos armazenadas em nossos laboratórios. Além disso, foram coletadas mais de 4.000 imagens de diferentes tipos e cores de cabelos de mais de 100 mulheres que participaram do estudo.
 
Todo o conhecimento obtido com a análise de imagem de fios (in vitro no laboratório) e mechas de cabelos (in vivo das voluntárias) foi combinado para refinar o algoritmo, que conta com tecnologias de reconhecimento por machine learning (aprendizado de máquina) e análise estatística não-supervisionadas, para chegar ao diagnóstico de cada foto enviada.
 
Após a avaliação em tempo real do estado do cabelo, que considera o dano e os hábitos do consumidor, o aplicativo indica qual o melhor regime de tratamento para aquele cabelo, considerando os produtos do portfólio Natura.
 
O desenvolvimento da solução integrada faz parte da estratégia de inovação e transformação digital da Natura, que busca dar instrumentos para que as Consultoras de Beleza ofereçam serviços cada mais diferenciados para os consumidores, por meio de novas tecnologias desenvolvidas in-house. Gerar experiências que tragam valor para o serviço de consultoria é fundamental. O dispositivo está passando pela fase final de testes e em breve será lançado oficialmente ao mercado.