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Maior evento sobre inovação nas empresas e no ecossistema brasileiro aconteceu em Gramado reunindo cerca de 1500 pessoas nos dias 15 a 17 de agosto.

Natura apresenta case de inovação na Conferência ANPEI 2018

Maior evento sobre inovação nas empresas e no ecossistema brasileiro aconteceu em Gramado reunindo cerca de 1500 pessoas nos dias 15 a 17 de agosto.
 
Organizado pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI) para discutir a vanguarda da pesquisa e desenvolvimento, os modelos de parceria, fomento e políticas públicas, esta edição da Conferência da ANPEI também contou com a apresentação dos TOP 16 casos de inovação no Brasil a partir de uma chamada aberta que recebeu 108 candidaturas.
 
O case da Natura, que apresentou o produto Natura Chronos Óleo Revitalizante com foco antipoluição, foi um dos selecionados. O destaque foi para sua alta tecnologia embarcada juntamente com o posicionamento de mercado. Isso porque, o consumidor brasileiro demonstra tradicionalmente uma afinidade por produtos com textura leves e não oleosos. Chronos teve como objetivo transpor esse “pré-conceito”, trazendo um produto facial com textura óleo incorporando atributos de textura leve, toque aveludado, sem deixar a pele oleosa e causar acne. No processo de desenvolvimento do produto foi também incorporado um ativo exclusivo da biodiversidade brasileira. Extraída da semente da árvore brasileira, avaliações da sapucainha demonstraram que ela possui potente ação antimicrodanos, o que reduz o impacto de fatores responsáveis pela formação de rugas, flacidez e manchas.
 
Com este produto, a Natura introduziu no mercado brasileiro o primeiro óleo facial para prevenção de os danos da poluição com performance comprovada, tendo um ativo da biodiversidade brasileira como ativo principal. Os resultados deste foco no consumidor combinado com a biodiversidade brasileira e ciência avançada geraram um crescimento de mercado relevante com ganhos de share e alto volume de vendas da linha Natura Chronos.
 
Parabéns a todo o time de inovação e marketing da Natura por essa conquista!!!
 
Além do case, a equipe da Natura teve outras três participações:
 
Marcela Martinelli, gerente de Inovação, apresentou como a Bioinovação, desenvolvida dentro e fora da empresa por meio de parcerias, está elevando o patamar da tecnologia em cosméticos. O caso da linha Natura Ekos Patauá, que fortalece os cabelos e prolonga seu período de crescimento, foi bastante referenciado por envolver pilares de excelência no desenvolvimento e proposta de valor. Entre os destaques: acesso ao conhecimento tradicional na RESEX Chico Mendes, uso de ciência biológica avançada com métodos in vitro e técnicas de obtenção do óleo bruto do Patauá que mantêm componentes vegetais ativos.
 
Luciano Abrantes, head de Inovação Digital, participou do Painel “Alavancas de Valor com foco em cliente/mercado” juntamente com Camila Cruz, diretora de P&D da 3M América Latina. As discussões giraram em torno de como as tecnologias estão viabilizando uso de dados e formatação de estratégias para atender melhor aos clientes. Luciano explicou que hoje uma consultora Natura já conta com informações relevantes para ela de acordo com seu perfil e com o momento de sua jornada na relação com a Natura, o que traz excelentes resultados para crescimento de produtividade também.
 
Leonardo Garnica, gerente de Inovação, moderou o painel “Alavancas de Valor com foco no Ecossistema”, que trouxe para o debate o head de inovação corporativa da Embraer, Sandro Valeri, o Diretor de P&D América Latina do Grupo Solvay-Rhodia, Gabriel Gorescu e o Diretor do State, Jorge Pacheco. O objetivo do painel foi trazer diferentes perspectivas na atuação de empresas para geração de valor em um ambiente diverso de colaboração. Os debates trouxeram como destaque a necessidade de reconhecer diferentes tipos de empreendedores em ecossistemas com naturezas distintas, dentro e fora do Brasil, e a oportunidade das grandes empresas em acoplar mecanismos em seus processos para acelerar e agregar competências no desenvolvimento de novos produtos e serviços.