Congresso Hair Science BANNER POST

Saiba como foi a participação da Natura no 8th International Applied Hair Science Conference

Como medir os danos nos fios de cabelo para repará-los de forma eficaz?

            Nos dias 6 e 7 de Junho, a gerente científica da Natura, Carla Scanavez, marcou presença na 8ª Conferência Internacional de Ciência Aplicada a Cabelos (8th International Applied Hair Science Conference), que aborda trabalhos científicos de alta tecnologia com foco no cuidado dos cabelos. “Este evento, que acontece a cada 2 anos, reúne cientistas do mundo todo que vem compartilhar as pesquisas e novas descobertas no tema de cabelos”, destaca Carla Scanavez.
 
            Na sua oitava edição, a conferência deu destaque para trabalhos de novas técnicas de medição para o estudo da fibra capilar. Dentro desse tema, Scanavez foi selecionada para apresentar para a elite científica em pesquisa de cabelos o trabalho “Imagens de cabelo humano utilizando microtomografia de Raios-X: um estudo da porosidade do córtex do cabelo", desenvolvido em conjunto com o time de pesquisa da Natura. “Em um estudo inédito comparamos cabelos saudáveis e cabelos danificados por tratamentos químicos com esta técnica, conseguimos diagnosticar, medir e localizar os danos profundos no córtex do cabelo e assim saber como reparar estes danos”, conta a gerente científica da Natura.
 
            Para entendermos melhor, as técnicas disponíveis atualmente para a avaliação quantitativa de danos em cabelos ainda não conseguem fornecer uma imagem dos fios em 3D em alta resolução, o que seria essencial para obter informações estruturais a respeito desses danos, como por exemplo, porosidade. Neste contexto, o time de pesquisa da Natura buscou alternativas para quantificar de forma mais profunda os benefícios dos produtos de cuidado com cabelos em fios danificados.
 
            Com o apoio de pesquisadores da USP, a solução encontrada foi a utilização da técnica de microtomografia de raios-X. Com esta ferramenta, o time de pesquisa da Natura conseguiu identificar variações de até 7 vezes na porosidade dos cabelos antes e depois de tratamentos químicos, representando um avanço essencial para novas pesquisas na área.
 
            “Esta pesquisa nos trouxe um novo olhar sobre a porosidade do córtex dos cabelos, e agora estamos ampliando o estudo para outros tipos de cabelo, como cacheado e crespos, e também outros tipos de danos. Nosso objetivo é entender como  cada tipo cabelo se comporta frente a um determinado dano, e propor a melhor solução para a real necessidade de cada cabelo”, conclui Scanavez.