Patauá Banner post

Existe um longo caminho a ser percorrido, do momento em que se inicia o desenvolvimento de uma nova linha, até a chegada do produto final às prateleiras. São múltiplas etapas. E esta é uma história de pesquisa, tecnologia e inovação.

Ekos Patauá: ciência e natureza de mãos dadas

Quando o consumidor Natura tem contato com um produto na revista ou se aproxima da embalagem dele na loja, ele normalmente não conhece a história que se esconde por trás daquele frasco. Pois existe um longo caminho a ser percorrido, do momento em que se inicia o desenvolvimento de uma nova linha, até a chegada do produto final às prateleiras. São múltiplas etapas. E esta é uma história de pesquisa, tecnologia e inovação.
 
A Natura investe em ciência para garantir que seus consumidores tenham acesso ao que há de melhor no segmento da beleza e do bem-estar, associando pesquisas laboratoriais de ponta a um conhecimento tradicional, obtido graças a um amplo esforço de campo. O objetivo: extrair da natureza os ingredientes mais ricos, sempre se baseando em práticas sustentáveis e seguras, para a comunidade e o ecossistema local. A linha Ekos Patauá conta bem essa história.
 
Foi há cerca de dez anos que a Natura começou a estudar o Patauá, uma palmeira amazônica frondosa de cujos frutos é extraído um óleo usado tradicionalmente na gastronomia Amazônica, como azeite, mas também na aplicação em cabelos, como fonte de brilho e força, segundo revelaram pesquisas de campo realizadas pela Natura. Na época, a empresa buscava possíveis ingredientes para novos produtos. O levantamento, parte de um projeto maior, gerou uma "coletânea" de óleos vegetais entre eles, o de Patauá.
 
Essa "biblioteca" de matérias-primas é chave no processo de desenvolvimento da Natura. Ao investigar os ingredientes, por meio de avançadas técnicas de mapeamento genético e molecular, a empresa é capaz de identificar os seus benefícios únicos, e direcioná-los a aplicações específicas, como a criação de uma nova linha de produtos. Foi esse o caso de Ekos Patauá.
 
A área de pesquisa e inovação da Natura já havia identificado um uso potencial do óleo de Patauá nos cabelos, e aos poucos, as peças se encaixaram. Em 2015, a comunidade científica anunciou em um congresso a descoberta de um mecanismo biológico que poderia ampliar a fase de crescimento dos cabelos, resultando em fios mais firmes. O time de pesquisa da Natura se voltou então ao banco de ingredientes, e por meio de uma bateria de testes, identificou que o óleo de Patauá tinha um efeito positivo justamente sobre esse mecanismo, chamado JAK-STAT.
 
Houve então um alinhamento com a área de marketing e o projeto ganhou corpo. Um projeto de escalonamento foi estabelecido em 2014, com o objetivo de estruturar a cadeia de produção vegetal e industrial. Com todas as peças no lugar, finalmente veio o sinal verde para o desenvolvimento de um novo produto com o óleo bioativo de pataua.
 
Hoje, três anos depois do início da etapa experimental, a linha Ekos Patauá chega às lojas e ao consumidor, que poderá experimentar seus efeitos fortificantes sobre cabelos frágeis e quebradiços. Um longo caminho se deu do início das pesquisas até o lançamento, e nos próximos textos, você conhecerá um pouco mais sobre cada uma dessas etapas. Do trabalho de campo e da obtenção do óleo de Patauá à comprovação do mecanismo biológico em que ele atua sobre o cabelo. Não perca!