retrospectiva - maior

Tem descoberta de ativos, desafios em formulação, novas formas de cultivo e muito mais.

Uma retrospectiva sobre inovação em cosmética

Muita pesquisa e esforço em rede com diversos parceiros foram necessários para a realização de importantes lançamentos da Natura em 2016. Hoje, você relembra um pouco dessa história, com a retrospectiva de alguns ativos e produtos que ganharam destaque no blog do Natura Campus por seu caráter inovador. 
 
----------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Chronos e os ativos da biodiversidade brasileira
 
Para começar, vamos falar sobre o novo Chronos. O relançamento da marca icônica da Natura para cuidados com a pele envolveu tantos testes e estudos que mereceu uma série de matérias no blog. A utilização da biologia computacional e do tecido 3D nas pesquisas sobre o comportamento da pele e os desafios da equipe de formulação para criar um produto com sensorial agradável ganharam matérias especiais. (Clique aqui e saiba mais)
 
Destaque também para a descoberta e utilização de novos ativos da biodiversidade brasileira.
 
Um dos novos ativos apresentados por Chronos foi a semente do jatobá, uma planta do cerrado brasileiro que assina o novo Chronos 45+ Firmeza e Radiância.
(Clique aqui e saiba mais)
 
Para chegar ao extrato, os times de Bioagricultura, Ingredientes e Tecnologia Cosméticas Avançadas trabalharam em conjunto. “Depois de vários testes e aprimoramentos, conseguimos confirmar a nossa hipótese de que o jatobá consegue aumentar o colágeno, a elastina e reduzir a glicação, processo biológico que danifica as proteínas da pele durante o processo de envelhecimento”, destacou Juliana Lago, pesquisadora de Tecnologias Cosméticas Avançadas.
 
Outro ativo antissinais que envolveu muita pesquisa da Natura e de parceiros foi a casearia, que assina o rótulo do Creme Antissinais Preenchimento e Revitalização 60+. (Clique aqui e saiba mais) 
 
Foi após um mergulho na literatura, em busca de ativos da biodiversidade brasileira que tivessem potencial de uso cosmético, que a equipe envolvida no projeto do Chronos encontrou uma única referência a uma molécula que estaria presente na casearia e poderia trazer benefícios para a pele. Após muito empenho das áreas de Ingredientes e Tecnologia Cosméticas, veio a confirmação. “O extrato ajuda a proteger as fibras elásticas presentes na nossa pele das quebras provocadas pela exposição solar. Ele também intensifica a produção da própria elastina e do ácido hialurônico, molécula que contribui muito para preencher o volume da pele.”, resumiu Kelen Fabiola, da área de Tecnologias Cosméticas.
 
 
----------------------------------------------------------------------------------------------------
 
O óleo essencial da pataqueira
 
Outro trabalho pioneiro e muito relevante foi o realizado para a extração de óleo essencial da pataqueira. O desafio era conseguir produzir pelo menos 16 toneladas dessa planta típica de áreas alagadas da Amazônia, até então sem sistema de cultivo definido, para o lançamento de uma nova linha de produtos Ekos. A pesquisa em campo, realizada junto às comunidades locais, deu resultado acima do esperado. “Nós conseguimos. Entregamos para a perfumaria Natura um óleo essencial exclusivo, natural do Brasil, produzido em sistema agroecológico e orgânico”, celebrou Daniel Oliveira, engenheiro agrônomo da Natura. Aqui você confere a história completa.
 
 
----------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Perfumaria revela segredo de flor da Amazônia
 
Outro projeto inovador realizado foi a Flor do Luar, mais um lançamento de Natura Ekos. A flor que dá nome ao perfume floresce uma única vez a cada ano, durante uma noite de lua cheia, momento em que exala um aroma muito expressivo. Vários pesquisadores de todo o mundo se encantaram pela espécie, de flor branca e de caule vermelho, que cresce nas margens dos rios de águas negras da Amazônia. Muita pesquisa e um toque de arte possibilitaram o lançamento de uma fragrância exclusiva inspirada no aroma conhecido por poucos.