capes maior

268 trabalhos científicos foram inscritos nas categorias sustentabilidade ou sociobiodiversidade. Agora nós conhecemos os dois vencedores.

Conheça os ganhadores do Prêmio Capes-Natura Campus

Saiu o resultado do Prêmio Capes-Natura Campus Excelência em Pesquisa. Os nomes dos ganhadores foram anunciados em cerimônia realizada na terça-feira, 22, em Brasília. Na categoria sustentabilidade, Fernando Couto Rosa Almeida, doutorando na Universidade de Caledonia Glasgow, na Escócia, foi o autor do artigo premiado. Já o vencedor na categoria sociobiodiversidade e conservação biológica foi Diogo Soares Samia, pesquisador da Universidade Federal de Goiás.
 
A iniciativa é uma parceria entre a Natura e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Nesta primeira edição do prêmio, foram inscritos um total de 268 trabalhos científicos. Cada categoria teve três artigos finalistas. Agora, além da viagem à capital federal e dos certificados, os premiados receberão R$ 25 mil cada um.
 
Premiado na categoria sustentabilidade, o artigo de Fernando Couto abordou a substituição de materiais obtidos na natureza por outros capazes de resultar em algum valor agregado, principalmente em termos ambientais. No caso, a pesquisa substituiu a areia pelo bagaço da cana-de-açúcar. O prêmio foi recebido pelo orientador do estudo, professor Almir Salles, da Universidade Federal de São Carlos, já que o estudante ganhador não pôde comparecer, pois está na Escócia desenvolvendo seu doutorado.
 
No outro artigo premiado, na categoria sociobiodiversidade e conservação biológica, Diogo Soares Samia tratou sobre a interface entre a ecologia comportamental e a conservação biológica de aves e mamíferos. O estudo buscou identificar as características das espécies mais ou menos tolerantes ao crescente impacto antrópico. Em fase de edição, a pesquisa de Diogo está prestes a virar livro. A publicação trata do ecoturismo, suas promessas e perigos, através de uma avaliação biológica de impactos. O lançamento está previsto para agosto de 2017.