desenvolvimento sustentavel maior

Conhece os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU? Aqui você confere como Natura Ekos tem atuado para ajudar no alcance dessas metas, que envolvem o fim da pobreza e a preservação do meio ambiente.

Natura Ekos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

 

Conhecida como um dos maiores jardins do planeta, a Amazônia abriga 55% das florestas tropicais e 20% da água doce, sendo considerada uma das regiões com a maior biodiversidade do mundo.

Por acreditar no valor que toda a natureza traz ao nosso ecossistema e na importância de manter a floresta em pé, Natura Ekos assumiu o desafio de desenvolver novas alternativas para contribuir com o desenvolvimento da região, sempre em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

Nosso modelo de negócio

 
 
 
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

Em 2015, alguns países se reuniram para decidir sobre quais ações poderiam ajudar a acabar com a pobreza, preservar o meio ambiente e elevar o bem-estar. As decisões tomadas durante o encontro resultaram nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.
 

Objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU

 

 

Conheça o impacto positivo de nossas ações para os
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 
Objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, Erradicação da pobreza
 
ODS 1: Erradicação da pobreza

 

Em parceria com comunidades da Amazônia, o desenvolvimento de Cadeias Produtivas Sustentáveis contribui para a redução da pobreza e da vulnerabilidade da região.

Há 15 anos, Natura Ekos adquire ativos vegetais para o desenvolvimento de produtos, direto de associações e cooperativas. Com isso, mantém parceria com mais de 2.000 famílias, criando cadeias produtivas, gerando trabalho, ampliando a renda das famílias locais e mostrando que a floresta tem mais valor em pé do que derrubada.

 

 

 
 

ODS 2: Fome e agricultura sustentável

A parceria entre o desenvolvimento de Cadeias Produtivas Sustentáveis com as comunidades tradicionais contribui para a redução da fome, priorizando modelos de produção que garantem a segurança alimentar das comunidades envolvidas.

 
Objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, Fome e agricultura sustentável
 

 

 
 
ODS 3: Saúde e bem-estar

 

A taxa de mortalidade infantil em algumas comunidades ribeirinhas é superior à média nacional. Isso acontece porque grande parte das crianças não tem acesso às condições básicas como água potável. 

Nós levamos água tratada até essas comunidades, contribuindo para uma vida mais saudável e melhor.

 

 

 
ODS 4: Educação de qualidade

 

Acreditamos que é preciso oferecer educação adequada à realidade das florestas para que os jovens não queiram migrar para as cidades em busca de outras oportunidades.

Pensando nisso, investimos no Modelo de Educação de Alternância que oferece Ensino Médio e Técnico adequado à realidade de Florestas e possibilitamos a inclusão digital de mais de 600 famílias.

 
Objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, Educação de qualidade
 

 

 
Objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, Igualdade de gênero
 
ODS 5: Igualdade de gênero

 

O trabalho com espécies da biodiversidade contribui para importantes avanços em relação a formação de lideranças femininas e a oportunidades de capacitação, trabalho e renda às mulheres na Amazônia. Entre os ativos que utilizamos e que auxiliam essa igualdade, podemos destacar o Açaí, fornecido pela cooperativa COOFRUTA, que tem em seu quadro de associados 78 mulheres agricultoras (50%) que participam ativamente da administração e das assembleias; e a Priprioca, que é cultivada em conjunto com o MIIB – Movimento das Mulheres das Ilhas de Belém, que reúne mulheres das 6 ilhas do entorno de Belém.

 

 

 
ODS 6: Água potável e saneamento

 

O acesso a água potável e saneamento básico é um dos grandes desafios enfrentados pelas comunidades e populações tradicionais da Amazônia. Impulsionada pelas articulações realizadas pelo Território Médio Juruá, com participação ativa da organização de base ASPROC e o Memorial Chico Mendes, foi firmada parceria, junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS (Governo Federal), para desenvolver o Projeto SANEAR que consiste em levar infraestrutura de saneamento básico e acesso a água potável para 500 famílias da região.

 
Objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, Água potável e saneamento
 

 

 
Objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, Trabalho descente e crescimento econômico
 
ODS 8: Trabalho descente e crescimento econômico

 

O Programa Amazônia tem como objetivo ser o grande impulsionador da “Economia de Floresta em Pé” na região, mostrando que é possível criar negócios sustentáveis, que gerem valor compartilhado e preservem a floresta em pé.

Não só geramos empregos e renda à aproximadamente 2.000 famílias com as quais temos relação de parceria na região, mas também temos foco prioritário em relação a geração de trabalho, renda e desenvolvimento do município de Benevides – onde fica o parque industrial Natura - “Ecoparque”.

 

 

 
ODS 9: Indústria, inovação e infraestrutura

 

As cadeias Produtivas da Sociobiodiversidade têm como objetivo estruturar, aprimorar e expandir cadeias produtivas sustentáveis da sociobiodiversidade na Amazônia, contribuindo para que se desenvolvam e ganhem competitividade e relevância econômica, ao mesmo tempo em que criam riquezas e promovam o desenvolvimento social.  

 
Objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, Indústria, inovação e infraestrutura
 

 

 
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, Redução das desigualdades
 
 

ODS 10: Redução das desigualdades

O Programa Amazônia contribui para a redução de desigualdades dentro do Brasil. Contribuindo para o estímulo de uma economia de Floresta em Pé como alternativa de desenvolvimento para a região, o Programa Amazônia contribui com uma nova perspectiva de negócios, geração de riquezas e valor compartilhado.

 

 

 
ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis

 

Além de contribuir para o desenvolvimento sustentável de comunidades tradicionais e ribeirinhas da Amazônia, Natura Ekos contribui para diminuir um dos maiores problemas das cidades: o lixo.

Nossas embalagens são feitas com PET 100% reciclado, assim elas podem ser reaproveitadas, livrando as cidades de toneladas de plástico que iriam para o lixo.

 
Objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, Cidades e comunidades sustentáveis