ciencia novo chronos 730

Reunimos em um post só todas as etapas de criação do novo Chronos para você não perder nenhuma das tecnologias e inovações presentes nesse projeto. Confira!

Toda a ciência envolvida no novo Chronos

O novo Chronos chegou ao mercado em 2016 trazendo uma linha completa para as mais diferentes necessidades da pele. Muita ciência foi utilizada em todas as etapas de criação do produto e a gente já contou essa história em uma série de reportagens aqui no blog. Hoje, trazemos um resumo dos esforços envolvidos nesse relançamento para que você não perca nenhuma etapa do projeto e de suas tecnologias inovadoras.
 
Chronos é uma linha icônica da Natura, a primeira do mundo na categoria a orientar o portfólio por idades. Para o seu relançamento, uma das primeiras preocupações do time de pesquisadores foi aprofundar ainda mais o conhecimento sobre as necessidades da pele em cada faixa etária, dessa forma, foi possível buscar extratos e formulações mais assertivas para o tratamento da pele aos 30, 45, 60 e 70 anos.
 
Utilizando ferramentas de biologia computacional, a equipe de Pesquisa em Tecnologias Cosméticas Avançadas da Natura reuniu dados transcriptômicos de mais de 850 amostras de biopsias de pele saudáveis, com o objetivo de identificar quais mecanismos moleculares da pele poderiam ser associados a cada faixa etária. Após sete meses, a equipe tinha traçado um mapa com as reações e modulações mais frequentes em cada idade. Com informações detalhadas sobre o comportamento da pele, tinha chegado a hora de propor novos ativos que agissem diante das necessidades.
 
 
Jatobá e Casearia: ativos da biodiversidade
 
Grandes novidades no relançamento do novo Chronos, o Jatobá e Casearia são espécies da biodiversidade brasileira que foram transformadas em ativos antissinais graças ao trabalho dos times de Biogricultura, Tecnologias Cosméticas Avançadas, Ingredientes e Formulação da Natura.
 
A área de Biogricultura foi a campo para localizar os pontos de ocorrência das plantas e suas condições de plantio, para, desta forma, tentar viabilizar a oferta de matéria-prima em escala industrial. Enquanto isso, o time de Ingredientes tinha que fazer um pente fino nas espécies, identificar as suas propriedades químicas e realizar a extração apenas de suas propriedades com potencial cosmético. No paralelo, a equipe de Tecnologias Avançadas testava como cada extrato atua no tratamento da pele, com o propósito de confirmar os seus benefícios. Para os testes de Chronos, foi desenvolvida uma nova metodologia, que utilizou amostras de pele remanescentes de cirurgia plástica, um modelo inovador e muito mais real de pele em 3D.
 
Todas as áreas trabalharam simultaneamente e trocaram informações e descobertas para produzir o melhor ativo, com efeitos benéficos para a pele comprovados cientificamente. “Nada acontece isoladamente. A área de Bioagricultura tem que viabilizar a produção da matéria-prima vegetal, mas nós da área de Tecnologias Cosméticas Avançadas temos que confirmar os seus benefícios e garantir a sua segurança”, explicou Juliana Lago, pesquisadora da Natura.
 
 
O desafio da formulação
 
Após todo esse trabalho, com extrato definido e benefícios confirmados, o time de Formulação teve a missão de criar um produto com o sensorial agradável para o consumidor. Além da atividade de tratamento esperada, é importante que ele tenha textura, espalhabilidade, cor, brilho, fragrância e acabamento final adequados.
 
“As áreas de Ingredientes e de Tecnologias Cosméticas já tinham comprovado que aqueles ativos tinham resultado no tratamento da pele, eles funcionavam bem isoladamente, cabia a nós conseguir tornar o seu uso agradável para o consumidor. Nós queríamos que esses ativos estivessem lá como heróis da história, assinando as linhas”, destacou Joana Miranda, Gerente de Formulação da Categoria Rosto.
 
No fim de todo o trabalho, o sentimento de missão cumprida. O extrato de Jatobá assina Chronos 45+ Firmeza e Radiância enquanto o extrato de Casearia é o grande protagonista no rótulo do Creme Antissinais Preenchimento e Revitalização 60+.
 
 
Saiba mais sobre o desenvolvimento do novo Chronos