Projeto de monitoramento da secagem do murumuru se desenvolveu a partir da parceria entre a Natura e a Telefônica Vivo, e proporciona benefícios também às comunidades produtoras na Amazônia, ao possibilitar redução de perdas e aumento da produtividade.

Projeto de Inovação Aberta entre Natura e Telefônica beneficia produção de óleo de murumuru

Projeto de monitoramento da secagem do murumuru se desenvolveu a partir da parceria entre a Natura e a Telefônica Vivo, e proporciona benefícios também às comunidades produtoras na Amazônia, ao possibilitar redução de perdas e aumento da produtividade.
 
A secagem das amêndoas de murumuru, cujo óleo é utilizado como matéria-prima de produtos da linha Ekos, é uma etapa do processo produtivo com grande impacto na qualidade do produto final – o óleo extraído de uma única semente estragada durante esse processo pode danificar o lote inteiro. Foi observada a oportunidade de solucionar esse problema em uma iniciativa de inovação aberta, uma cocriação realizada entre a Natura e a Telefônica Vivo, e o projeto-piloto foi liderado pela área de Sustentabilidade.
 
O projeto consistiu no monitoramento do processo, por meio de sensores de temperatura e umidade instalados em esteiras de secagem em comunidades no Amazonas e no Pará. Esses sensores produziram dados, então enviados a uma plataforma IoT (Internet of Things, ou internet das coisas). Todo o desenvolvimento da tecnologia contou ainda com o apoio do Centro de Pesquisa da Universidade de Engenharia Mauá.
 
Três meses depois da implantação do projeto, já foi possível monitorar online a secagem e o armazenamento das sementes, com descobertas importantes. Ronaldo Freitas, gerente de Sustentabilidade e líder do projeto, explica: “O monitoramento indica alternativas e oportunidades para a melhoria da qualidade e a redução de custos. Com isso, permitirá que as comunidades produtoras agreguem valor ao murumuru e aumentem seu rendimento, uma vez que poderá haver melhorias na qualidade e na produtividade, com menos perdas”.
 
O monitoramento também resultará numa inédita série histórica de dados, que poderá aprimorar o processo de secagem do murumuru e de outras amêndoas. Agora, o projeto está sendo apresentado às lideranças da Natura para que sejam definidas as próximas ações, entre as quais a possibilidade de estender o monitoramento a outras regiões produtoras de murumuru e a outros tipos de semente.
 
O caso é bastante interessante para reforçar a importância de ações de inovação aberta desse tipo, realizando parcerias entre empresas de segmentos completamente diferentes para gerar resultados concretos e relevantes.
 
Saiba Mais: