Ecoparque

Casa de fragrâncias alemã é a primeira empresa parceira da companhia brasileira no Ecoparque, no Pará

Symrise se une à Natura em complexo industrial na Amazônia

A casa de fragrâncias e aromas alemã Symrise inaugurou uma fábrica de manteigas e óleos essenciais no Ecoparque, complexo industrial sustentável da Natura no Pará. A multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene pessoal e perfumaria lançou o condomínio de empresas em março de 2014, com a inauguração de sua saboaria no local. O Ecoparque fica no município de Benevides, a 35 km de Belém.
 
O projeto do Ecoparque é inspirado no conceito de simbiose, aplicado de forma inovadora ao desenvolvimento industrial. O objetivo é criar uma cadeia produtiva integrada, em que insumos produzidos ou descartados por uma empresa possam ser utilizados na produção de outra.
A Symrise é a primeira parceira da Natura nesse projeto. A empresa alemã fará no local o processamento de manteigas e óleos de ativos da biodiversidade – cupuaçu, cacau, andiroba, ucuuba, murumuru, maracujá e castanha. A companhia fornece os óleos para fabricantes como a Natura, que utiliza o insumo na fabricação de seus sabonetes em Benevides e em outros produtos fabricados em sua sede em Cajamar (SP).
 
A Natura já destinou R$ 217 milhões até o momento ao Ecoparque, construído em uma área de 173 hectares às margens da rodovia PA 391. A saboaria da companhia no local vai produzir mais de 200 milhões de sabonetes este ano e tem capacidade instalada para produzir 500 milhões de unidades anualmente.
"Estamos prontos para receber outros parceiros interessados em construir esse condomínio de empresas inovadoras, através do desenvolvimento compartilhado", diz Roberto Lima, diretor-presidente da Natura.
 
As empresas do Ecoparque terão de utilizar recursos naturais rastreáveis, provenientes de fontes social e ambientalmente sustentáveis, e contribuam para articular a estrutura local de inovação e pesquisa, de forma que o complexo se torne um vetor de novos negócios na Amazônia. "Acreditamos que, como ocorre na natureza, as indústrias têm mais chances de sobrevivência quando atuam coletivamente e geram benefícios para a comunidade onde estão inseridas", diz Josie Perissinoto Romero, vice-presidente de Operações e Logística da Natura.
As instalações do Ecoparque foram planejadas para amenizar o impacto ambiental.
 
A Natura usou um tratamento inovador de efluentes a partir de raízes de plantas, os chamados jardins filtrantes. Nos equipamentos, os sistemas de geotermia captam ar externo e promovem troca térmica no subsolo para diminuir a temperatura no interior dos edifícios e economizar energia. Além disso, há reutilização da água da chuva e aproveitamento da ventilação e iluminação natural das instalações.
 
O Ecoparque é parte integrante da estratégia de atuação da Natura na Amazônia. Em 2000, a companhia passou a incorporar ativos da biodiversidade brasileira na formulação de seus produtos, unindo ciência e conhecimento tradicional à geração de oportunidades de trabalho e renda para centenas de famílias. Em 2011, a Natura lançou o Programa Amazônia que tem entre seus compromissos aumentar para 30% a utilização de matérias-primas cosméticas originadas da região, beneficiar mais de 10 mil famílias de comunidades fornecedoras e movimentar R$ 1 bilhão em recursos próprios na região.
 
"A Symrise enxergou o trabalho desenvolvido pelo Ecoparque e como ele movimenta a região socioeconomicamente, por isso a aliança com a Natura. Estar no Ecoparque é estar diretamente ligado às fontes mais ricas de matéria-prima orgânica para a perfumaria, perto dos agricultores e da produção nativa da Amazônia", diz Ricardo Omori, presidente de fragrâncias da Symrise na América Latina.