Atualmente, cerca de 200 parceiros trabalham em projetos de inovação com a Natura. Descubra como é realizada a nossa gestão das parcerias e quais são as principais ferramentas utilizadas para formalizar, avaliar, reconhecer e desenvolver estes parceiros.

Gestão de Parcerias de Inovação

Natura investe em ferramentas para viabilizar parcerias de inovação
 
Desde sua fundação, em 1969, a Natura aposta nas relações como diferencial do seu modelo de negócio. Reconhecida também por suas práticas e atitudes empresariais, a companhia traz para a relação com os parceiros o mesmo cuidado e rigor que possui em sua produção.
 
Para oferecer aos consumidores produtos que trazem tecnologias de ponta, a empresa faz investimentos significativos em pesquisa e desenvolvimento e, além disso, conta com cerca de 200 parceiros trabalhando ativamente em projetos de inovação. “As parcerias são de importância fundamental para a Natura”, explica Daniela Diogenes, Gerente de Inovação Aberta. Segundo ela, a decisão de trabalhar de forma aberta e colaborativa com uma rede de parceiros externos parte da necessidade da Natura de inovar constantemente, desenvolvendo novas tecnologias, melhores produtos e novos negócios. Apesar de possuir uma estrutura robusta em pesquisa e desenvolvimento em Cajamar (SP), 60% dos projetos são feitos com parceiros externos, com competências complementares às dos pesquisadores internos, alavancando avanços científicos e tecnológicos atendendo as demandas do mercado cosmético. 
 
Gestão das parcerias
 
Para que haja uma boa interação com a rede externa de desenvolvimento e inovação, a empresa se estruturou internamente através de duas iniciativas. A primeira delas, o Time para a Orientação de Parcerias (TOP), reúne pessoas de diferentes áreas da Natura para oferecer apoio técnico e estratégico para as parcerias. Como a principal ferramenta de apoio para às parcerias de inovação, o TOP foi criado com o intuito de agilizar discussões internas, promovendo uma interação multidisciplinar que possibilite a visualização dos desafios da parceria e, consequentemente, o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para a superação destes desafios. Essa estrutura possibilita a escolha dos melhores caminhos e a minimização dos riscos, tanto para o parceiro quanto para a Natura.
 
“Nós nos organizamos internamente para auxiliar nossos pesquisadores no estabelecimento das parcerias, proporcionando discussão de possíveis modelos a serem adotados, estratégia de uso dos resultados e outras ferramentas necessárias para formalização das interações. Ao mesmo tempo, trazemos o olhar do parceiro aqui para dentro. Usamos todas as informações de que dispomos para propor caminhos que gerem valor para os dois lados, tanto para os parceiros, quanto para a Natura”, ressalta Daniela.
 
Além disso, a empresa desenvolveu uma ferramenta para realizar a gestão da rede de parceiros de inovação, o i QLICAR. Essa ferramenta faz parte de um programa mais abrangente e coorporativo, chamado QLICAR que envolve avaliação de indicadores nos seguintes pilares: qualidade, logística, inovação, competitividade, aspectos ambientais e sociais e relacionamento. O i QLICAR surgiu a partir da necessidade de ter um olhar voltado para os parceiros de inovação. “Entendemos que precisamos conhecer melhor a nossa rede de parceiros e temos um programa dedicado para isso”, avalia Daniela.
 
Através dele é possível saber em quais ações cada parceiro atua junto à área de inovação da Natura e qual é seu histórico de contribuição ao longo dos anos. Esta sistematização ajuda a construir o histórico de relacionamento dos parceiros com a Natura e pode auxiliar na identificação de antigos parceiros para novas demandas.
 
Os objetivos principais do programa são: (I) Dar visibilidade para a rede de parceiros envolvida no Processo de Inovação da Natura; (II) Monitorar a performance e contribuição da rede neste Processo; (III) Reconhecer a contribuição desta rede pelos resultados de inovação atingidos; (IV) Criar ações de desenvolvimento com foco em inovação; e (V) Estreitar o relacionamento gerando conhecimento mútuo.
 
Reconhecimento
 
Em 2014, 135 parceiros foram avaliados no iQLICAR, levando em conta o seu desempenho geral e a relevância das suas contribuições para a inovação da Natura. Veja, a seguir, quais foram as três empresas reconhecidas:
 
Parceiro de Tecnologia : UEBT (Union for EthicalBiotrade)
Reconhecida por sua atuação no Sistema de Verificação e Monitoramento de Fornecedores de Produtos da Biodiversidade. Saiba mais em: http://bit.ly/1InzKEn
 
Parceiro de Produto: COSMOTEC
Reconhecida por suas contribuições em lançamentos de novos produtos nas  categorias de cabelos e rosto.
 
Performance Cosmética: KOSMOSCIENCE
Reconhecida por sua atuação de destaque nos quesitos qualidade e relacionamento, na comprovação da performance cosmética de nossos produtos.