Plataforma Cocriando

Fomos conhecer de perto o Cocriando Natura, o programa que inclui o consumidor no nosso processo de inovação. Conheça a iniciativa.

O Consumidor no Processo de Inovação da Natura

Cocriando Natura ganha plataforma própria
 
Nova etapa do programa já está no ar com mais duas jornadas de cocriação
 
Várias pessoas pensando em conjunto, conectadas em rede, com o objetivo de criar e inovar: essa é ideia que define o Cocriando Natura, uma forma diferente de superar desafios e descobrir soluções criativas, num processo colaborativo no qual o consumidor pode se tornar protagonista. Em síntese, o Cocriando é um ambiente de colaboração, um laboratório de insights que são aplicados em produtos e serviços da Natura.
 
“O Cocriando surgiu com a ambição de trazer o olhar das pessoas que vivem a marca no dia a dia, ou seja, nossos consumidores e consultoras Natura, para dentro do processo de inovação da empresa”, explica Juliana Nascimento, coordenadora de Gestão de Redes e Inovação da Natura. Em comparação com o Natura Campus, ela explica: “As duas iniciativas têm públicos diferentes, mas são complementares, tanto que já abordaram os mesmos desafios, como no Hackathon do ano passado. Juntas, representam a soma do conhecimento da academia com a inteligência do consumidor”.
 
Há dez anos na companhia, Juliana conta que, desde 2012, o Cocriando já inspirou 11 jornadas de cocriação que trataram de temas como bem-estar, transparência, marca Ekos, presentes, Mamãe bebê e design de experiência: “As jornadas são a maneira de pôr em prática a cocriação. Começamos escolhendo um desafio para envolver o consumidor. Então, por meio das redes, convidamos as pessoas que se identificam com a marca a participar dessa cocriação, e no fim de cada jornada internalizamos esse conhecimento. É um processo onde todos trocam e aprendem”.
 
O Cocriando Natura é resultado de um caldeirão de conhecimentos e metodologias que inspiram a estratégia e operação do programa. Design thinking, ativação e articulação de redes, engajamento com marca, comunicação, cocriação e criação de ideias e conceitos de novos produtos-serviços são alguns exemplos. Juliana explica: “Nós nos baseamos em vários conhecimentos, num processo de solucionar problemas a partir de um novo olhar, que trazemos para o centro do desafio da empresa, de forma colaborativa, com experimentação, num ambiente de relacionamento e de comunicação de marca. Precisávamos saber como captar os insights e transformá-los em oportunidade de negócio. E tudo isso resultou no Cocriando”.
 
A expansão das redes virtuais tornou mais propício esse tipo de experiência, segundo Juliana: “O consumidor está cada vez mais exigente, mais protagonista e interessado em atuar de forma coletiva em rede, querendo participar ativamente do universo das marcas que têm propósito. É um campo fértil para as marcas que souberem interagir com ele. Pesquisa recente da Edelman (http://www.edelman.com/insights/intellectual-property/brandshare-2014/) revelou que 67% das pessoas querem se relacionar mais com as empresas”.
 
Para o consumidor, o Cocriando é uma oportunidade gratificante: “Ele se sente motivado em participar e em ver que sua opinião foi ouvida pela empresa. Percebe que a opinião dele é levada em consideração e se engaja realmente no processo. Ao mesmo tempo, vê que é um ambiente de troca, de aprendizagem, com transparência e feedback constante, o que  traz valor para ele”, diz Juliana.
 
Para a Natura, os resultados já começam a aparecer. Um exemplo é o lançamento dos estojos de datas comemorativas da linha Tododia, que ocorreu em março de 2015 com base em insights de consumidores, a partir da jornada de cocriação Presentes, realizada em 2013.
 
Também em março deste ano o Cocriando ganhou sua própria plataforma (http://cocriando.natura.net/cs/cocriando/homecocriando). “Com a plataforma, haverá um salto qualitativo em termos de interação virtual e presencial. É um novo ambiente, muito mais interativo, multimídia e mais organizado, além de ser mobile, tudo resultando em mais qualidade para a cocriação nas jornadas”, diz Juliana.
 
Em relação ao futuro, Juliana diz que o Cocriando, que está sempre em beta, continuará evoluindo para fortalecer cada vez mais a interação com o consumidor e a inovação da empresa: “Vemos inúmeras oportunidades de desenvolvimento, até porque o programa é bem recente, considerando a complexidade e o contexto empresarial. A intenção é aproximar cada vez mais o consumidor da empresa, ampliando as oportunidades de cocriação para diferentes estágios de desenvolvimento de um produto ou serviço”.