Meninas Hackathon

As estudantes cujas propostas foram selecionadas após o Hackathon foram admitidas no programa estudante visitante do MIT Media Lab, para desenvolverem as suas ideias. Acompanhe o que está acontecendo por lá.

Selecionadas do Hackathon iniciam o semestre letivo no MIT Media Lab

Entre 04 e 06 de agosto de 2014 a Natura e o MIT Media Lab realizaram um Hackathon com o objetivo de responder a seguinte pergunta: “Como a tecnologia pode unir o produto ao ambiente virtual para ampliar a experiência do consumidor Natura?”. Durante o Hackathon, duas participantes brasileiras foram selecionadas para desenvolver seus projetos no Media Lab, do MIT, um dos centros de referência mundial em inovação, design, ciência e tecnologia do mundo, com bolsas financiadas pela Natura.
 
As bolsistas, Isa Sobrinho e Caroline Rozendo, contaram um pouco sobre o início dessa experiência.  Confira a entrevista!
 
 
Natura Campus: O público do Natura Campus gostaria de conhecê-las melhor!
 
Isa: Meu nome é Isa Sobrinho, sou estudante de design gráfico pela UNIFACS em Salvador- BA. Tenho uma experiência muito recente na área, particularmente na área de TI, que foi bastante explorada durante o Hackathon. Estou igualmente empolgada e surpresa com a minha presença aqui, mas acredito que sou do tipo de pessoa que vai tentar o possível pra entender e absorver o que puder até ter mais clareza sobre como posso ser útil de forma sólida. Gosto de mudanças, acho que talvez isso eu possa dizer com alguma certeza, e sou um pouco nerd.
 
Caroline: Trabalho com web design e visualização de dados há vários anos, e há algum tempo comecei a pensar em unir meus conhecimentos em programação, design e comunicação e começar a explorar como mesclar o mundo material com o digital. Sou estudante de Design na USP. É minha segunda graduação, pois eu já tenho diploma em Comunicação, também da USP. Eu gosto de experimentar habilidades diferentes, e estou sempre procurando aprender algo novo... É meio nerd, não é? (risos) Mas é verdade, aprender coisas novas é uma motivação e uma alegria para mim, mesmo que seja para cozinhar comidas diferentes, ou fazer uma escultura. Quero aprender um pouco de tudo. Minha personalidade é tranquila, porém curiosa e questionadora. Mas procuro nunca ser agressiva em meus questionamentos, me importo bastante com o que as pessoas pensam e sentem.
 
 
Natura Campus: Estão animadas com a experiência?
 
Isa: Animada é pouco, aqui tudo é incrível. Dois professores e alguns colegas meus na universidade de onde vim sonham em construir ambientes como esse por lá. Dá pra ver claramente que é um espaço aberto onde todos estão interessados na partilha e criação de conhecimento em suas diversas formas. Os cursos são interdependentes e existe de fato um movimento de interação multidisciplinar incrível! Isso é absolutamente sensacional. É como se estivessem nos empurrando pra criar, pensar... Tudo aqui transpira ideias. Estou embasbacada na verdade.
 
Caroline: É uma experiência muito boa, estou bastante animada. Há muitos anos eu queria ir para o Media Lab, e imaginava que precisaria ter um currículo de gênio. Depois do Hackathon percebi que o que o Media Lab procura são pessoas que tenham um espectro amplo de conhecimento, Não necessariamente especialistas em uma área. Pessoas que saibam transitar entre a tecnologia, o design, a comunicação e a arte. Isso me deu mais autoconfiança! Também ajuda o fato de que estamos conhecendo muitas coisas novas e instigantes. Por exemplo, eu vi a neve de perto pela primeira vez em janeiro. Logo em seguida veio uma nevasca que assustou a princípio, mas sobrevivemos. A cidade de Cambridge, onde fica o campus do MIT, é muito agradável e organizada, mesmo com o frio e a neve.
 
 
Natura Campus: Qual a primeira impressão ao visitar o MIT Media Lab?
 
Isa: A primeira impressão foi de que não importava o quanto eu andasse por ali, nunca ia conseguir ver todas as coisas que estavam acontecendo. Estive com uma das estudantes que mostrou seu trabalho e me ajudou a esclarecer um pouco mais o funcionamento do meu grupo. Mas a verdade é que o Media Lab parece um organismo vivo, portanto está em constante adaptação. Isso é simultaneamente assustador e curioso; sinto como se tivesse (e acredito que tenho mesmo) que pedir permissão pra participar de algo tão abstrato, funcional e lindo.
 
Caroline: É um lugar muito aberto, isso me surpreendeu! O prédio em si é bem interessante do ponto de vista arquitetônico, e tem muitas áreas para os pesquisadores interagirem e trocarem conhecimento. As pessoas têm sido extremamente simpáticas, especialmente meu orientador, o Prof. Michael Bove, que é muito receptivo e faz o que pode para me deixar à vontade. A impressão geral ao andar pelos corredores é a de que a rotina é mínima, e as pessoas têm liberdade para estudar e trabalhar porque elas gostam do que fazem. Não é uma obrigação.
 
 
Natura Campus: Qual a expectativa de vocês para o próximo semestre?
 
Isa: Prefiro acreditar que darei o melhor de mim e esperar que seja o suficiente.
 
Caroline: Imagino que será um semestre puxado, mas cheio de possibilidades. Quero aproveitar a oportunidade não só para aprender e trabalhar no projeto da Natura, mas para conhecer pessoas e lugares e expandir minha visão de mundo. Espero conseguir aproveitar bem o tempo neste semestre e produzir bastante.
 
 
Natura Campus: O que vocês esperam aprender e conhecer como estudantes visitantes do MIT?
 
Isa: Vou ter que descobrir ao decorrer do semestre. Espero adquirir conhecimentos diversos e ao mesmo tempo concretos, mas não acredito que esperar faça alguma diferença, não é? Tem que botar a mão na massa mesmo, só isso.
 
Caroline: Acho que as pessoas estão começando a se cansar do mundo digital e retornar ao mundo físico, mas agora que experimentaram o digital, elas exigem mais da experiência física. O mundo está caminhando para integrar a inteligência da interface digital com a experiência sensorial do mundo material, e isso é exatamente o que eu quero fazer. Para isso terei que aprender bastante sobre eletrônica e hardware, além de métodos de fabricação digital.
 
 
Nós, do Natura Campus, estamos muito felizes com o inicio das atividades das estudantes no MIT Media Lab e desejamos um semestre com muito aprendizado, criatividade e inovação!
 
Quer saber mais sobre a experiência da Isa e Caroline? Acompanhe nosso Portal! Em breve teremos mais novidades.