Banner Fapeam Lançamento do Edital

Confira o edital FAPEAM/NATURA referente à concessão de bolsas do Programa de Formação de Competências para Atuação em Gestão da Inovação e Transferência de Tecnologias no Amazonas. Os profissionais atuarão no NINA em Manaus.

FAPEAM e Natura lançam Edital para formação de competências em gestão da inovação.

No dia 28 de janeiro de 2015, Natura e FAPEAM disponibilizaram edital para convidar profissionais interessados em atuar na área de gestão da inovação, a partir de um modelo pioneiro que integra capacitações com executivos da empresa e a realização de atividades no modelo on the job, diretamente no Núcleo de Inovação Natura Amazônia – NINA, em Manaus.
 
A oportunidade é resultado do Programa de Formação de Competências em Gestão da Inovação, que agora dá início ao Ciclo I de 2015.
 
Os profissionais – que receberão bolsas da FAPEAM – atuarão em temas como a gestão e contratação de parcerias, fomento à inovação, ecossistemas de inovação, gestão de projetos e processos, propriedade intelectual e redes de colaboração.
 
Entre as atividades propostas aos bolsistas, estão a participação em eventos internos e externos à empresa, a realização de módulos de capacitação nos temas mencionados, o desenvolvimento de projetos e a interação direta com equipes da Natura e bolsistas FAPEAM que estão realizando o Ciclo II do Programa.
 
Para se candidatar é necessário ser residente no estado do Amazonas, com ensino superior completo, e ter como objetivo profissional atuar na articulação e no desenvolvimento do sistema nacional de inovação, com foco no estado do Amazonas.
 
O Edital está disponível no link: http://www.naturacampus.com.br/cs/naturacampus/desafio/edital-natura-fapeam-ciclo-i-2015 e as inscrições podem ser realizadas até o dia 13 de março de 2015.
 
 
Programa de Formação de Competências em Gestão da Inovação
 
Para criar um modelo pioneiro de formação de profissionais de gestão de inovação e transferência de tecnologias para atuação no sistema de inovação na região amazônica, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e a Natura se uniram e lançaram, em 2013, o “Programa de Formação de Competências em Gestão da Inovação – FAPEAM/NATURA”.
 
 
O Projeto Piloto
 
Tudo começou quando a FAPEAM e a Natura decidiram lançar o projeto piloto do Programa de Formação, desenvolvido durante 12 meses (entre 2013 e 2014), o qual  se concentrou tanto em treinamentos formais, quanto no desenvolvimento de projetos que abordaram desde a vivência de questões próprias da empresa até soluções práticas.
 
Para que isso fosse possível, quatro candidatas residentes do estado do Amazonas foram selecionadas para ocuparem as bolsas. As etapas de seleção consistiam na inscrição e elegibilidade baseada na submissão da resposta para o desafio, além da interação presencial e entrevista individual, ambas conduzidas por profissionais da Natura e FAPEAM.
 
Após essas etapas, as estudantes foram encaminhadas ao Núcleo de Inovação Natura Amazônia (NINA), onde, a partir do seu projeto/desafio, receberam total apoio de infraestrutura e um “padrinho” atuante na gestão da inovação. Este “padrinho” foi selecionado do quadro de colaboradores da Natura - para orientação e troca de experiências profissionais.
 
Nesse período, as bolsistas puderam interagir diretamente com o ambiente de trabalho NINA, construindo uma relação sólida com a equipe da Natura e gerando aprendizados mútuos. Além disso, elas tiveram acesso a uma rede de multiagentes regionais, como incubadoras, parque científicos tecnológicos, startups, instituições de ensino e pesquisadores, entre outros. Veja mais em entrevista concedida diretamente por elas. Clique aqui.
 
No final de 2014, as bolsistas que concluíram o Ciclo I de 2013 (Projeto Piloto), puderam concorrer a duas vagas para implementar projetos construídos, acompanhar gestores de inovação em processos de parceria e aprofundar aprendizados, denominado Ciclo II do Programa. As bolsistas do Ciclo II trabalharão junto aos novos bolsistas que serão selecionados para o Ciclo I de 2015.