FAPEAM 2015

Em breve Natura e FAPEAM abrirão novo Edital para seleção de dois bolsistas de gestão em inovação para compor o Ciclo I de 2015 e completar a equipe de bolsistas FAPEAM dentro do Programa.

Parceria Natura e FAPEAM para a formação de gestores de inovação no Amazonas

Parceria Natura e FAPEAM para a formação de gestores de inovação no Amazonas
 
Para criar um modelo pioneiro de formação de profissionais de gestão de inovação e transferência de tecnologias para atuação no sistema de inovação na região amazônica, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e a Natura se uniram e lançaram, em 2013, o programa ‘Bolsas para atuação em gestão da inovação – Natura – FAPEAM’.
 
O objetivo é desenvolver competências em profissionais que desejam atuar no estado do Amazonas com gestão da inovação. O programa envolve a gestão de processos, a gestão de projetos e portfólios, a captação e gestão de fomento, a negociação e contratação de parcerias e articulação de redes para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.
 
O Projeto Piloto
 
O projeto piloto foi desenvolvido durante 12 meses (entre 2013 e 2014) e se concentrou tanto em treinamentos formais, quanto no desenvolvimento de projetos que abordaram desde a vivência de questões próprias da empresa até soluções práticas.
 
Para que isso fosse possível, quatro candidatas residentes do estado do Amazonas foram selecionadas para ocuparem as bolsas. As etapas de seleção consistiam na inscrição e elegibilidade baseada na submissão da resposta para o desafio, além da interação presencial e entrevista individual, ambas conduzidas por profissionais da Natura e FAPEAM.
 
Após essas etapas, as estudantes foram encaminhadas ao Núcleo de Inovação Natura Amazônia (NINA), onde, a partir do seu projeto/desafio, receberam total apoio de infraestrutura e um “padrinho” atuante na gestão da inovação. Este “padrinho” foi selecionado do quadro de colaboradores da Natura - para orientação e troca de experiências profissionais.
 
Nesse período, as bolsistas puderam interagir diretamente com o ambiente de trabalho NINA, construindo uma relação sólida com a equipe da Natura e gerando aprendizados mútuos. Além disso, elas tiveram acesso a uma rede de multiagentes regionais, como incubadoras, parque científicos tecnológicos, startups, instituições de ensino e pesquisadores, entre outros.
 
Novo chamado para seleção de bolsistas
 
O programa piloto de formação de competências em gestão de inovação FAPEAM e Natura obteve um grande sucesso. Dando continuidade a esta parceria, Natura e FAPEAM decidiram dar continuidade ao Programa. No final de 2014, duas bolsistas que concluíram o Ciclo I, foram selecionadas para implementar projetos construídos, acompanhar gestores de inovação em processos de parceria e aprofundar aprendizados, denominado Ciclo II do Programa.
 
Em breve Natura e FAPEAM abrirão novo Edital para seleção de dois bolsistas para compor o Ciclo I de 2015 e completar a equipe de bolsistas FAPEAM dentro do Programa. Para se candidatar é necessário ser residente no estado do Amazonas, com ensino superior completo, e ter como objetivo profissional atuar na articulação e no desenvolvimento do sistema nacional de inovação, com foco no estado do Amazonas.
 
Acompanhe as novidades no portal www.naturacampus.com.br e divulgue em suas comunidades!