hackathon grupo

Conheça como foi o Hackathon!

Hackathon Natura Campus Media Lab: inovação aberta, colaboração e cocriação

Hackathon Natura Campus Media Lab: inovação aberta, colaboração e cocriação
 
A inovação aberta está cada vez mais presente nos modelos de gestão das empresas. Porém, um dos grandes desafios é fomentar um trabalho realmente colaborativo e multidisciplinar, que gere  inovações disruptivas e agreguem valor à experiência de consumo.
 
 
 
De onde nasceu o Hackathon?
O Hackathon Natura Campus Media Lab nasceu da relação construída entre a Natura e o MIT Media, quando identificamos a oportunidade de inovar para ampliar a experiência do consumidor Natura. O desafio foi pensar além do produto em si, conectando o ambiente físico com o mundo virtual.  Percebemos que o alcance deste desafio era muito maior do que apenas o desenvolvimento de novas tecnologias e, por isso, foi preciso envolver diferentes competências, experiências e formações para chegarmos a soluções completas e inovadoras.
 
Como funcionou?
Criamos, assim,  uma maratona de colaboração, prototipagem e cocriação, com  32 participantes de diferentes nacionalidades e regiões do Brasil. Reunimos pesquisadores do MIT Media Lab, colaboradores da Natura,  estudantes e pesquisadores brasileiros.  
O evento contou com uma dinâmica pioneira com 06 dias de duração. Nos primeiros três dias, na fase de imersão, os participantes puderam interagir e dividir seus interesses e ideias, conhecer o contexto do desafio, da tecnologia, do mundo da cosmética e da Natura.
Na segunda fase, de prototipagem, os grupos foram formados e passaram 48 horas ininterruptas, na sede da Natura em Cajamar, SP, colaborando e desenvolvendo soluções que foram apresentadas no último dia. Para permitir que a construção dos protótipos, um laboratório completo de prototipagem foi montado em Cajamar.
Ao final desta maratona, duas estudantes, Isa Sobrinho e Caroline Rozendo, tiveram seus projetos selecionados e irão passar até seis meses do MIT Media Lab com uma bolsa financiada pela Natura.
 
E os consumidores?
Os consumidores Natura também tiveram um papel fundamental no Hackathon, colaborando para que os protótipos fossem desenvolvidos com foco nas necessidades dos usuários.
 Como primeiro passo, o Cocriando Natura convidou pessoas que se identificam com o tema e com a marca Natura para participar de uma jornada para construir oportunidades para ampliar a experiência do consumidor. Os participantes não só puderam se inspirar com os insights e conceitos cocriados nesta Jornada, como também interagiram com o consumidor durante a maratona de prototipagem. Na fase de inspiração, os consumidores mais ativos na Jornada foram convidados para dividir com os participantes suas realizadas e necessidades. Já na fase de prototipagem, estes mesmos consumidores puderam conhecer e dar opiniões sobre os protótipos que estavam sendo desenvolvidos.
Todo este processo contribuiu para os protótipos pudessem construídos a partir de uma visão ampla, integrando a tecnologia e a visão do usuário. O Hackathon permitiu a troca de ideias e a prototipagem de projetos realmente colaborativos, que foram construídos a partir da troca de conhecimento entre estudantes, pesquisadores, colaboradores e consumidores.
 
Quais são os próximos passos?
Entre agosto e dezembro de 2014, Isa e Caroline vão se preparar para viajar para Cambridge, MA, nos Estados Unidos.  Elas ficarão por até seis meses, desenvolvendo as ideias propostas, em conjunto com os grupos de pesquisa do MIT Media Lab.
 
Fique atento ao nosso blog! Estaremos compartilhando aqui todas as novidades das estudantes selecionadas e seu processo no MIT Media Lab.