O cabelo pode ser considerado como a moldura do rosto, e não é de agora que o ser humano adquiriu preocupação ...

Vaidade e os cabelos brancos

O cabelo pode ser considerado como a moldura do rosto, e não é de agora que o ser humano adquiriu preocupação com sua forma, higiene e principalmente com a sua coloração. Há milhares de anos o homem tinge os cabelos com henna para esconder os fios grisalhos. E, desde então, o ser humano tem cada vez mais demonstrado um aumento da preocupação com o aparecimento dos cabelos brancos.

 

 

Fonte: Wikimedia

Os cabelos brancos podem aparecer como uma conseqüência de diversos fatores. O principal deles é o avanço da idade. Outros, como a exposição à radiação UV, raios-X e o estresse psicoemocional também podem levar ao branqueamento. Esses fatores podem reduzir a proliferação dos melanócitos pela diminuição da atividade antioxidante da célula e do reparo de DNA. O envelhecimento e tais agressões provocam um estresse oxidativo no folículo capilar, levando ao acúmulo de espécies reativas a oxigênio (ROS) que afetam o melanócito, bem como as regiões onde se encontram as células tronco do folículo capilar.

O H2O2 (peróxido de hidrogênio) é uma das espécies reativas de oxigênio mais reconhecidas em influenciar no aparecimento dos cabelos brancos. O efeito negativo depende da concentração de H2O2 presente. Baixas concentrações de peróxido de hidrogênio promovem a transcrição de genes e também a atividade enzimática, capazes de reduzir seu efeito. Mas se muito concentrado, esta proteção não é suficiente, e ocorre o estresse oxidativo. O H2O2 é clivado pela proteína catalase, formando H2O e O2, e em altas concentrações ele desativa esta enzima. Baixos níveis de catalase foram encontrados no folículo capilar dos fios brancos e sua atividade foi vista diminuída em folículos capilares envelhecidos.

Outro fator que pode ter uma grande influência no aparecimento dos cabelos brancos é o componente genético do indivíduo. Em 2005, pesquisadores da Universidade de Harvard nos Estados Unidos descobriram que o surgimento dos cabelos grisalhos é causado por um defeito na manutenção das células tronco dos melanócitos, que é acelerado pela deficiência de uma proteína denominada Bcl2, um regulador de apoptose. A deficiência dessa proteína causa a apoptose seletiva das células tronco dos melanócitos, desencadeando diferenças na presença de melanina, que consequentemente altera a coloração dos cabelos.

No entanto, o aparecimento dos cabelos brancos não deve ser encarado como um sinal de envelhecimento, e sim como um sinal de maturidade que faz parte da vida de todo ser humano.

 

Fontes:

Schallreuter KU., Salem MMAEL, Hasse S, and Rokos H. The redox – biochemistry of human hair pigmentation. (2010) Pigment Cell Melanoma Res. 24; 51–62.

Nishimura EK, Granter SR, Fisher DE. Mechanisms of Hair Graying: Incomplete Melanocyte Stem Cell Maintenance in the Niche. (2005) SCIENCE Vol. 307 no. 5710 pp. 720-724.