Propionibacterium acnes é uma bactéria gram-positiva associada à acne e está presente na pele de todas as pessoas. ...

Vacina contra acne

 

 

Propionibacterium acnes. Fonte: Wikimedia

Propionibacterium acnes é uma bactéria gram-positiva associada à acne e está presente na pele de todas as pessoas. Ela provoca o aparecimento da acne vulgaris em 85 a 100% das pessoas em alguma fase de suas vidas. O aparecimento das famosas espinhas ocorre quando um poro é bloqueado levando ao crescimento de P. acnes, que secreta substâncias que quebram a parede do poro. Essa lesão leva ao crescimento de outras bactérias como Staphylococcus aureus e de outros microrganismos contaminantes permitindo o aparecimento da inflamação.

O tratamento através de substâncias de uso tópico é o mais comum. Elas agem apenas sobre a lesão causada pela acne sendo de ação paliativa. O ácido retinóico, por exemplo, é uma substância de uso sistêmico usada no tratamento da acne, mas o seu uso é altamente regulado devido a diversos efeitos colaterais. O uso de antibióticos sistêmicos não age de modo específico no combate a acne, e na maioria das vezes leva a uma alteração da microflora da pele.

Atualmente, o seqüenciamento do genoma de P. acnes, revelou a existência de genes que codificam fatores de virulência. Esses fatores de virulência, como as sialidases, são secretados ou ficam ancorados na parede celular da bactéria. As sialidases degradam o tecido do hospedeiro, clivando sialoglicoconjugados para a liberação de ácido siálico, que será utilizado pela bactéria como fonte de carbono e energia. Essa degradação estimula os sebócitos e os queratinócetos, levando a respostas inflamatórias que promovem o aparecimento da acne. As sialidases têm sido alvo de vacinas contra influenza e pneumonia bacteriana.

Recentemente, um grupo de pesquisa da Universidade da Califórnia – San Diego nos Estados Unidos desenvolveu uma vacina contra a sialidase de P. acnes. Eles demonstraram que a vacina feita a partir de uma sialidase recombinante foi eficaz na supressão da inflamação provocada por P. acnes em camundongos.

Esse resultado indica que a vacina contra a bactéria que provoca a acne pode ser a esperança para as pessoas que já tentaram diversos tratamentos, principalmente àqueles que apresentam efeitos colaterais aos medicamentos atualmente disponíveis.

 

Referência:

Nakatsuji T, Liu Y-T, Huang C-P, Gallo RL, Huang CM (2008) Vaccination Targeting a Surface Sialidase of P. acnes: Implication for New Treatment of Acne Vulgaris. PLoS ONE 3(2): e1551.