Polilfenóis são moléculas naturais ou sintéticas, solúveis em água ...

Polifenóis contra o envelhecimento da pele

Chá,uma boa fonte de polifenóis ©mendhak

Polilfenóis são moléculas naturais ou sintéticas, solúveis em água com peso molecular de 500 a 4000 Da, com mais de 12 hidroxilas fenólicas, e de 5 a 7 anéis aromáticos para cada 1000 Da. Eles são capazes de combater o excesso de radicais livres responsáveis pelo aparecimento de doenças e do envelhecimento precoce da pele. Podem ser encontrados principalmente em alimentos naturais como frutas, legumes e verduras.

Um tipo de situação que leva à formação de radicais livres é a exposição da pele a radiação solar do tipo UV, que pode trazer consequências como enrugamento, descamação, ressecamento, hiper ou hipo-pigmentação e câncer de pele. A pele possui uma eficiente proteção antioxidante própriaque vai diminuindo aos poucos ao longo dos anos.

Há muito tempo já se sabe que a ingestão de alguns tipos de alimentos com poder antioxidante pode ajudar no combate de radicais livres. Alguns exemplos desse tipo de alimentos são: cebola, cacau, sementes de uva, chá verde, maçã e vinho tinto, frutas cítricas, cerejas e soja. Porém, só mais recentemente começaram a aparecer estudos relacionados ao poder protetor desses compostos contra os efeitos danosos da radiação UV na pele.

Os polifenóis são conhecidos por terem um efeito quimioprotetor na proteção contra tumores, e o aumento do conhecimento de técnicas moleculares e celulares os torna possíveis candidatos à prevenção do câncer. Mais recentemente, os polifenóis também estão sendo estudados como protetores de uso tópico contra radiação UV do sol. A maioria dos polifenóis naturais são pigmentos, geralmente de cor amarela, vermelha ou roxa, são capazes de absorver parte da radiação UV reduzindo seus efeitos na pele. O espectro de absorção dos polifenóis inclui os comprimentos de onda UVB, e parte de UVC e UVA.

Um exemplo recentemente estudado por um grupo do departamento de dermatologia da Universidade do Alabama em Birmingham (EUA), em 2009, foi o efeito dos polifenóis do chá verde (imagem ao lado ©leojmelsrub) quando adicionado à água de beber e administrado a camundongos sem pelagem. O resultado indicou uma diminuição do edema cutâneo induzido pela radiação UV e também a inibição da expressão da enzima COX-2 e a formação de prostaglandinas, que são marcadores biomoleculares típicos dos queratinócitos quando expostos de forma aguda ou crônica à radiação UVB. A enzima COX-2 e as prostaglandinas também são indicadores de carcinogênese e do aparecimento de tumores de pele.

Apesar de muitas evidências na literatura médica indicarem os benefícios do uso dos polifenóis como moléculas protetoras contra o aparecimento do câncer de pele, e também na prevenção de problemas como inflamações e envelhecimento precoce, tais compostos podem ser utilizados diariamente apenas como coadjuvantes na prevenção desses problemas e não como substitutos. Entretanto, ainda é muito cedo para dizer que teremos em breve alguma pílula ou creme a base de polifenóis, que será capaz de prevenir com 100% de garantia o aparecimento de câncer de pele e outros problemas relacionados à exposição à radiação UV.

O melhor remédio para manter uma pele e saúde saudável ainda é a boa alimentação, hábitos de vida saudáveis e viver sem estresse. Será possível? Com esforço, sim. A recompensa: uma velhice tranqüila e com muito bem estar.

 Créditos das fotos da tabela: ©FotoosVanRobin, ©Hekay e ©Wikimedia

Fonte:

Joi A. Nichols, Santosh K. Katiyar. Skin photoprotection by natural polyphenols: anti-inflammatory, antioxidant and DNA repair mechanismsArch Dermatol Res (2010) 302:71–83.

 

Compostos fenólicos

Onde encontro

 

Ácidos fenólicos

Café e Mirtilo

 

Antocianina

Uva

 

Flavonols

Cebola, Maçã, vinho tinto, brócolis

 

Isoflavonas

Soja

 

Lignanas

Cereais integrais

 

Resveratrol

Casca de uvas escuras