Não há duvida de que a embalagem influencia a decisão de compra de um produto por suas características ...

O sabor da embalagem

Não há duvida de que a embalagem influencia a decisão de compra de um produto por suas características simbólicas e estéticas. Principalmente quando o produto é novo para o consumidor, a embalagem pode interferir na experiência de consumo e em seus atributos, como por exemplo no sabor, no caso de alimentos.

Mas até que ponto a percepção visual da embalagem de um produto pode alterar a experiência do seu sabor? Um trabalho publicado em janeiro de 2011 abordou esta questão, alterando o formato e as cores da embalagem de um iogurte fictício e avaliando o impacto na experiência de sabor das pessoas.

Este trabalho se baseia num conceito importante, proposto por Borin em 1942[1], que diz que diferentes sensações compartilham a dimensão de sua intensidade. Por exemplo, uma música forte e potente tocando no ambiente de um restaurante faz as pessoas sentirem o sabor do vinho também como forte e potente, como comentamos neste blog. Um sentido pode influenciar na percepção deoutro sentido.

A intensidade é contagiosa entre os sentidos e pode ser estimulada pela associação simbólica feita pelas pessoas, que associam informações, como cores, formas e materiaisda embalagem com o conteúdo. Baseado nisto, o trabalho alterou as características da embalagem nas seguintes variáveis:

Formato - já se sabe que formas mais angulosas, com quinas, cantos e pontas são mais associadas à idéia de conflito com o entorno, agressividade e maior intensidade, enquanto que formas mais arredondadas remetem à harmonia e suavidade.

Cor - a cor pode alterar a expectativa de sabor. Por exemplo, a cor laranja, em comparação com o branco na embalagem de um suco, cria a expectativa de um sabor mais doce. E mais, uma maior saturação das cores aumenta a percepção de intensidade.

Os pesquisadores abordaram clientes de um supermercado para um teste de sabor da marca fictícia de iogurte. Uma destas imagens abaixo era mostrada e um pouco do mesmo iogurte era oferecido para prova:

 

 

Figura: Embalagens com variação de saturação de cor e formatos utilizadass no estudo

Os resultados da degustação indicaram que, ao contrário do esperado, as pessoas não classificaram o iogurte quadrado e de cor forte como sendo de sabor mais intenso.

Após a prova de sabor os pesquisadores pediram aos participantes que preenchessem um questionário de sensibilidade ao design chamado “Individual Differences in the Centrality of Visual Product Aesthetics’ scale”[2]. Considerando que pessoas variam em sua sensibilidade ao design, este estudo mostrou que, entre as pessoas mais sensíveis ao design, o formato tem impacto na percepção, tornandoo gosto mais intenso.

Apesar do trabalho não chamar tanto a atenção para o fato de que o formato só teve efeito nas pessoas sensíveis ao design, este teste de sensibilidade é interessante, e é uma pena o trabalho omitir a porcentagem de pessoas que são sensíveis em relação ao total.

Em pesquisas deste tipo, é preciso ter em mente que o nível de sensibilidade individual, não só com relação a conceitos de design, mas tambémde sensibilidade visual, auditiva e tátil dos participantes, pode alterar radicalmente os resultados e desenhos experimentais, trazendo-os mais para perto da complexa realidade das experiências individuais.

 

Fontes:

 Boring, 1942 E.G. Boring, Sensation and perception in the history of experimental psychology, Appleton-Century-Crofts, New York, NJ (1942).

 Bloch et al., 2003 P.H. Bloch, F.H. Brunel and T.J. Arnold, Individual differences in the centrality of visual product aesthetics: Concept and measurement. Journal of Consumer Research 29  (2003), pp. 551–565.

Becker et al., 2010 Tough package, strong taste: The influence of packaging design on taste impressions and product evaluations. Food Quality and Preference.