Intenção é envolver cada vez mais a comunidade científica em diferentes formas de interação buscando valor compartilhado ...

Natura relança programa Natura Campus e fortalece modelo de inovação aberta colaborativa

Intenção é envolver cada vez mais a comunidade científica em diferentes formas de interação buscando valor compartilhado

Ao adquirirem um papel cada vez mais importante nos negócios da empresa, a inovação aberta colaborativa e a formação de redes na Natura acabam de ganhar ainda mais reforço e relevância com o relançamento do Programa Natura Campus, que aconteceu no mês de novembro de 2011. Foram realizadas diversas atividades como apresentações pelo Time de Parcerias da Natura em universidades no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, na Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) reunindo representantes das universidades públicas paulistas, além de uma webconferência no dia 30. Como resultado, mais de 600 pessoas conheceram as novidades do Programa. No primeiro semestre de 2012 mais instituições de diferentes regiões do Brasil também serão visitadas ampliando sua divulgação.

O objetivo do Natura Campus é estabelecer um relacionamento constante com a comunidade científica, favorecendo o uso do conhecimento e das redes para gerar oportunidades de interação, colaboração em pesquisa e geração de valor para a Natura e sua rede de parceiros.

Nesse contexto, o Natura Campus se apresenta em 2011 voltado ao relacionamento com o meio científico, permitindo um aprendizado da interação entre Instituições de Ciência e a Natura e das oportunidades de avanço nessa área com ganhos mútuos e sinérgicos para todas as partes. Ele passa a ser aberto para todas as ciências, incluindo humanidades e sociais aplicadas, além das tradicionais linhas de pesquisa da Natura voltadas às tecnologias sustentáveis, ciências dos ingredientes, do Bem-Estar, de Pele e Cabelo e Sentidos e Design de Experiências.

“Com o Natura Campus intensificamos a força do relacionamento entre a Natura, as universidades, instituições de Ciência e os órgãos de apoio e fomento à pesquisa. O modelo de inovação aberta adotado por nós possibilita essas parcerias e contribui para aumentar a competitividade da empresa no mercado e para o desenvolvimento tecnológico e econômico do país” explica Luciana Hashiba, gerente de gestão de redes de inovação na Natura.

 

 

 

Luciana Hashiba apresenta novo Programa Natura Campus para representantes de universidades públicas de São Paulo

Diante da internacionalização da empresa e da busca por oportunidades cada vez mais relevantes de interação em ciência e tecnologia, o Programa desempenha um papel crucial também criando oportunidades de conectar pesquisas realizadas no Brasil e no exterior. Dessa forma, a expansão do escopo para uma abrangência global é outra mudança que acontece em sua nova fase.

Até 2011 a Natura colaborou com 18 Instituições de Ciência e Tecnologia parceiras de nove estados brasileiros diferentes e alcançou a marca de 32 projetos colaborativos concluídos e 7 em andamento voltados à pesquisa científica básica ou tecnológica.

Frentes de ação para Reinvenção do Programa

Para atuar como Programa de Relacionamento com parceiros das Instituições de Ciência e Tecnologia foram desenvolvidas diversas formas de interação que estabelecem conexões baseadas em ciência, tecnologia, mercado e oportunidades de colaboração com o público. Entre elas, destacam-se a Interatividade Digital, ou seja, a total inserção do Natura Campus na web com ferramentas modernas de construção de conhecimento e colaboração, Media Center, espaço no Portal Natura Campus que organiza e disponibiliza informações sobre a inovação na Natura, permitindo ao público interessado o acesso a dados da empresa, estudos de caso e outros e os Desafios à rede, que serão lançados com o objetivo específico de apresentar uma demanda a Instituições que poderão ser de caráter técnico, científico, criativo, infraestrutural, estratégico, entre outros, abordando temas de inovação específicos.

 Outro destaque é para as Propostas de Colaboração em Pesquisa com a Natura, em que a Natura disponibiliza a submissão de propostas de colaboração. Para organizar de forma eficaz e gerar análises de mérito técnico-científico comparativas, o Programa adota agora fluxos determinados de submissões, modelo que permite o planejamento das atividades de pesquisa internamente e da rede de parceiros.