Sustentabilidade

Time Natura Campus

Este é o encontro anual mais importante e abrangente dos gestores de tecnologia e inovação das instituições de ciência e tecnologia brasileiras ...

Natura apoia o FORTEC 2012

De 17 a 19 de abril de 2012, em Belém/PA será realizado o VI Encontro do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia – FORTEC*.

Este é o encontro anual mais importante e abrangente dos gestores de tecnologia e inovação das instituições de ciência e tecnologia brasileiras. As discussões no âmbito do evento são extremamente produtivas para obtenção de percepções dos atores do Sistema Nacional de Inovação Brasileiro, uma vez que também participam representantes do governo e de empresas envolvidas com atividades de inovação. A maior aproximação entre os atores do SNI e a formulação de estratégias que fomentem a inovação no Brasil são elementos agregadores chave em que também resultam análises que contribuem para a formulação de políticas públicas.

Em 2012, o tema a ser abordado será Economia Verde – Negócios Sustentáveis tendo como foco discussões relativas a sustentabilidade ambiental que possam estimular discussões e levar a geração de negócios sustentáveis ou contribuir para o esclarecimento da sociedade em geral sobre o tema.

Segundo a organização do evento, o VI FORTEC inspirou-se na necessidade socioambiental de desenvolver e inovar gerando negócios que não destruam o meio ambiente, que sejam sustentáveis e que construam um caminho em que ciência, inovação e natureza avancem na geração de benefícios econômicos e sociais.

O encontro terá como promotores as ICTs que compõem o FORTEC – Norte, a Rede NIT Amazônia Oriental, e a Rede Nit Amazônia Ocidental, coordenados pelo Museu Goeldi e o INPA/MCTI tendo a Natura como um de seus patrocinadores.

*FORTEC: “Criado em 1o de maio de 2006, o FORTEC tornou-se o principal órgão de representação dos profissionais das universidades e institutos de pesquisa, responsáveis pelo gerenciamento das políticas de inovação e das atividades relacionadas à propriedade intelectual e transferência de tecnologia – incluindo-se, neste conceito, os núcleos, agências, escritórios e congêneres.

Para cumprir as finalidades a que se propõe, o FORTEC trabalha com onze objetivos específicos, dentre os quais destacam-se:

- Disseminar a cultura da inovação, da propriedade intelectual e da transferência de tecnologia;                           

- Potencializar e difundir o papel das universidades e das instituições de pesquisa nas atividades de cooperação com os setores público e privado;

- Auxiliar na criação e na institucionalização dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT);

- Estimular a capacitação profissional dos que atuam nos NIT”(SANTOS et all, 2009).

Para mais informações:

Acesse http://www.fortec-br.org sobre o FORTEC

Acesse http://www.fabsoft.cesupa.br/fortec2012/index.html  sobre o VI Encontro FORTEC 2012.

 

Referências:

SANTOS, M.E.R. ; TOLEDO, P.M. ; LOTUFO, R. A. (org.) Transferência de Tecnologia: estratégias para a estruturação e gestão de Núcleos de Inovação Tecnológica. Komedi, Campinas, 2009.