Sustentabilidade

Fabien Brones

O Ecodesign, entendido como integração dos conceitos de sustentabilidade ambiental no desenvolvimento de produtos ...

Ecodesign: uma nova frente de pesquisa em Tecnologias Sustentáveis

O Ecodesign, entendido como integração dos conceitos de sustentabilidade ambiental no desenvolvimento de produtos, apareceu na Europa desde o fim da década de 1990, mas está ainda emergente no cenário acadêmico e empresarial brasileiro.

A Natura é conhecida por seu forte compromisso em Sustentabilidade e entusiasmo para a Inovação; procura favorecer, há muitos anos, o desenvolvimento de produtos que causem menos impactos ambientais. A partir dessa experiência interna, tem consolidado em 2011 suas Pesquisas em “Tecnologias Sustentáveis” no tema do Ecodesign, procurando reforçar a visão de ciclo de vida no processo de Inovação de Produtos da empresa de forma mais inovadora.

Busca de novos materiais mais sustentáveis, processos ecoeficientes e novas ferramentas voltadas à pratica mais efetiva do ecodesign despertam interesse e perspectivas de trazer novas oportunidades de inovação em produtos sustentáveis.

Nesse novo desafio, procura-se privilegiar a cooperação entre as equipes Natura e especialistas brasileiros e internacionais, incentivando os intercâmbios e aprendizados entre empresas e academia, interconectando vários campos de conhecimento como Engenharia da Inovação, Design e Tecnologia de materiais.

Veja mais em matéria publicada no Brasil Econômico em Janeiro de 2012.

 

Sugestão de leitura:

http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2008_TN_STO_077_542_12125.pdf

ECODESIGN: MÉTODOS E FERRAMENTAS

http://www.d4s-de.org/

joint UNEP and Delft University of Technology publication on Design for Sustainability: a practical approach for developing economies!

http://www.design-4-sustainability.com/articles/5

Design-4-Sustainability.com (D4S) is a collaborative open platform by and for (industrial) designers to make the design of sustainable products and product/service combinations easier by sharing inspiration and knowledge on design for sustainability.