Inovação em Produtos Cosméticos

Núcleo de Design Natura

Design de experiências

relacoes

Há mais ou menos 20 anos a única função de um telefone celular era fazer ligações. Hoje, com a evolução dos aparelhos, é possível realizar o envio de mensagens, fotos e até mesmo conversar por vídeo em tempo real. Esse é um exemplo claro de como a tecnolo

Design de Experiência que facilita as relações

Há mais ou menos 20 anos a única função de um telefone celular era fazer ligações. Hoje, com a evolução dos aparelhos, é possível realizar o envio de mensagens, fotos e até mesmo conversar por vídeo em tempo real. Esse é um exemplo claro de como a tecnologia contribuiu para a aproximação e facilitou a interação das pessoas com o decorrer dos anos. Dessa forma, o Design de Experiência já viu, diversas vezes, no ambiente virtual um aliado para o aumento da experiência do seu consumidor. Um exemplo disso é a marca de cosméticos Burberry, que juntamente com o Google, desenvolveu uma ação que proporcionou às pessoas a experiência de mandar um beijo e uma mensagem para outra em qualquer parte do mundo.
 
Para viver essa experiência, era necessário acessar um site e ter um dispositivo com
câmera e touch-screen. Depois disso, o consumidor poderia escolher a cor do beijo, utilizando as tonalidades dos batons da marca, beijar a tela e enviar para alguém juntamente com uma mensagem.
 
Os “beijos virtuais” ainda contavam com uma animação personalizada de um envelope que viajava seguindo o trajeto do beijo, desde o local do remetente até o do
destinatário, mostrando o horizonte da cidade em três dimensões. O consumidor também poderia visualizar, a partir de um mapa interativo, todos os beijos que estavam sendo enviados através do dispositivo em tempo real.
 
Confira o vídeo da ação da marca:
 
 
A partir da utilização do app como uma ferramenta para unir o mundo físico ao virtual, a ação revolucionou a forma de criar experiência de marca e como ela é levada ao consumidor.  Através dessa modificação do contato do usuário com a virtualidade – que necessitava tanto do gesto representativo do remetente para acionar o beijo e enviá-lo a pessoa desejada, quanto do destinatário para que fosse possível abrir a mensagem – a atividade conseguiu atingir os consumidores e produzir a mesma ação com a mesma intenção para ambos.
 
 Hackathon Natura Campus | MIT Media Lab
 
O Natura Campus em parceria com o Media Lab, Massachussets Institute of Technology - MIT, irá selecionar até dois estudantes/pesquisadores de instituições brasileiras para desenvolver ideias e projetos que ampliem a experiência do consumidor por meio da união de produtos e o ambiente virtual. Envie sua proposta e participe do Hackathon*! (link desafio)
 
 
* O Hackathon é um evento que reúne programadores e designers para uma maratona de programação, cujo objetivo é o desenvolvimento colaborativo de um software. Podendo durar entre um dia ou até uma semana, esse tipo de evento permite que seus participantes concorram a prêmios, conheçam outros profissionais da área e façam networking em um ambiente específico de programação