Durante o mês de março, a Natura recebeu a visita de duas delegações de universidades estrangeiras ...

Delegações da Universidade da Califórnia e do Reino Unido visitaram a Natura

Durante o mês de março, a Natura recebeu a visita de duas delegações de universidades estrangeiras interessadas em inovação e sustentabilidade: Universidade da California – Berkeley e representantes de universidades do Reino Unido. 

O grupo de alunos do MBA da Haas School of Business – University of California Berkeley eram liderados pelo brasileiro Prof.Flavio Feferman. Além das instalações da empresa, eles conheceram dois programas da Natura: Amazônia e Natura Campus. Antes da visita, os alunos já haviam discutido sobre a Natura em suas aulas e, por isso, a discussão foi bastante interessante, incluindo temas como sustentabilidade e inovação aberta.

 

 

Estudantes da U.C. Berkeley visitando a Natura.

A Haas School of Business é sede do importante Centro de Inovação Aberta, dirigido pelo Prof. Henry Chesbrough, autor de três livros sobre o assunto: Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology (HBS Press, 2003); Open Business Models (HBS Press, 2006); Open Services Innovation (Jossey Bass, 2011).

Conheça mais sobre o Centro de Inovação Aberta: http://openinnovation.berkeley.edu/

Já a delegação britânica era composta 21 lideranças de universidades.  A missão foi organizada pelo Consulado Britânico e ficou em São Paulo até quinta-feira.

Após a visita pelas instalações da empresa, os representantes foram recepcionados pela equipe do Programa Natura Campus e houve bastante interesse em conhecer nosso modelo de inovação aberta colaborativa. Inicialmente, apresentamos a trajetória de parcerias e colaboração, nacionais e internacionais. Também foram abordados os principais temas de pesquisa trabalhados pela empresa: Ciências do Bem Estar; Sentidos e Design de Experiências; Tecnologias Sustentáveis; Ciências Clássicas e Avançadas de Pele e Cabelo.

Os pesquisadores fizeram muitas perguntas sobre como a Natura constrói suas parcerias. Diferente dos modelos tradicionais de inovação aberta, assumimos uma postura ativa de trabalho no mundo da ciência e temos a satisfação de valorizar e estimular a interação com a academia por meio de um relacionamento sistemático e de longo-prazo. Acreditamos que esse contato mais próximo facilita a identificação de oportunidades de mútuo benefício e geração de múltiplas formas de valor para toda a rede de parceiros. Até o fim de 2011, estabelecemos parcerias com 18 Instituições de Ciência, de nove estados brasileiros, somando 39 projetos colaborativos voltados à pesquisa científica básica ou tecnológica.