Inovação em Produtos Cosméticos

Núcleo de Design Natura

Design de experiências

Como a industria de games radicalizou a experiencia de seus usua

Desde o surgimento dos primeiros videogames, na década de 1960, a indústria vem constantemente inovando e buscando novas formas de interação com os usuários. Os consoles e plataformas sofreram diversas mudanças, tanto estéticas como tecnológicas, e contr

Como a indústria de games radicalizou a experiência de seus usuários

 
Desde o surgimento dos primeiros videogames, na década de 1960, a indústria vem constantemente inovando e buscando  novas formas de interação com os usuários. Os consoles e plataformas sofreram diversas mudanças, tanto estéticas como tecnológicas, e contribuíram para a criação de novas possibilidades de experiência.
 
Inovando um segmento que envolve ações reais com desempenhos virtuais – como no karaokê –, um dos principais cases em Design de Experiência para videogames foi à criação dos controles em formato de instrumentos musicais. Ao permitir uma experiência muito mais real entre o game e o jogador, esse tipo de console abriu portas para diversas experiências ao mesmo tempo reais e virtuais, como o Guitar Hero. A partir daí a experiência com o game não só se tornou mais real, mas também trouxe um novo elemento, a música.
 
O jogo ainda gerou diversos spin-offs, aumentando assim sua interatividade nos jogos com a possibilidade de incluir até quatro jogadores simultâneos em interfaces para vocais e bateria. Dessa forma, a conexão entre o ambiente virtual e real ampliou a experiência do usuário, além de promover interação entre os jogadores.
 
Confira o vídeo do game:
 
 
Outro case importante da indústria de entretenimento foi o LEGO Mindstorms, um projeto que inovou o jogo de peças de montar ao transformá-lo em uma ferramenta de aprendizagem de programação. Resultado de uma parceria de mais de uma década entre o Media Lab, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), e o LEGO Group, o produto é constituído por um conjunto de peças convencionais com diferentes sensores: sensíveis ao toque, intensidade luminosa e temperatura; que possibilitam o controle a partir de um computador.
 
Esse lançamento tornou possível o aumento não só da manipulação do brinquedo, mas também a experiência de interação e nível de aprendizagem. Sendo assim, o produto deu não só às crianças como também aos adultos a possibilidade desenvolver a sua própria criatividade, construindo e programando suas próprias invenções. 
 
Confira um vídeo produzido em comemoração aos quinze anos do LEGO Mindstorms:
 
 
Em ambos os cases, é possível observar que a interação inovadora gerada por estes produtos, cria uma forma de diálogo entre o real e virtual, que proporciona uma maior experiência de criatividade, estimulo de habilidades e aprendizagem, abrindo um leque de possibilidades e formas de uso para seus consumidores.
 
Hackathon Natura Campus | MIT Media Lab
 
Você tem ideias e projetos que proponham soluções para ampliar a experiência do consumidor por meio da união de produtos e o ambiente virtual? Não esqueça de inscrever sua proposta no Hackathon Media Lab Natura Campus! Clique aqui