Inovação em Produtos Cosméticos

Núcleo de Design Natura

Design de experiências

resignificando

Valores, hábitos e ambiente tem um papel importante no processo de escolha do consumidor. Além das necessidades de uso e de aquisição de um produto, quem o elege tem objetivos maiores e expectativas pessoais.

Cases Inspiradores: resignificando o produto para uma nova experiência

 
Valores, hábitos e ambiente tem um papel importante no processo de escolha do consumidor. Além das necessidades de uso e de aquisição de um produto, quem o elege tem objetivos maiores e expectativas pessoais.
A partir disso, a linha de eletrodomésticos Brastemp conseguiu inovar em experiência do consumidor com uma ação simples: levar mais acessibilidade e praticidade as receitas culinárias para os consumidores.
 
Com o lançamento de um fogão inteligente que se conecta com smartphones via Wi-Fi, a marca criou um aplicativo para a consulta de receitas, o qual permite que o consumidor acesse e programe o forno para preparar os pratos escolhidos. Com apenas um toque no painel touchscreen, o próprio forno programa o pré-aquecimento, aquecimento e desligamento, conforme a receita selecionada.
 
O produto foi desenvolvido a partir de uma pesquisa que levou em conta a importância dos artefatos conectados no cotidiano e o seu papel na rotina doméstica. O resultado foi o aumento de interação e a criação de novas oportunidades de experiência com um eletrodoméstico presente na maioria das cozinhas.
 
 
Outro case de sucesso partiu de uma pesquisa realizada pela marca de produtos alimentícios Hellmann's. Ela constatou que os consumidores associavam a maionese apenas a sanduíches e não a receitas culinárias mais aprimoradas. Dessa forma, a marca promoveu em um supermercado um projeto piloto, que consistia em diversos carrinhos inteligentes configurados com sensores para trocarem informações com as gôndolas, sugerindo receitas e produtos para a lista de compras do consumidor.
 
A interação em tempo real ocorre à medida que o consumidor circulava pelo supermercado, um display acoplado ao carrinho, recebia sugestões de combinações de maionese Hellmann’s com outros produtos, a partir de sensores dispostos nas gôndolas pelo supermercado. Esta interação também permitiu ao consumidor compartilhar as novas receitas por e-mail.
 
A ação, que promoveu uma nova experiência na hora da compra e na utilização do produto, teve efeitos significantes, como o aumento das vendas em 68%, milhares de compartilhamentos e o movimento de mais de 45.000 participantes no primeiro mês.
 
Confira o vídeo da ação:
 
 
Nos casos acima, criar uma nova forma de interação entre produto, ambiente, uso e o consumidor, propiciou novas experiências, desde a facilidade de preparo de alimentos conciliando receitas e cozinhar, como também conhecer novas receitas com um produto até então tido como simples acompanhamento. Isto tudo a partir de ferramentas que permitam uma interação e conexão ampliada de produto, uso e consumidor.
 
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