Inovação em Produtos Cosméticos

Núcleo de Design Natura

Design de experiências

Cases inspiradores nova função que agrega experiencia

Produtos e suas funcionalidades se reinventam com o tempo. O telefone celular é um grande exemplo dessa evolução. Quando foi criado, era apenas uma versão portátil do telefone convencional e, com o tempo, agregou funções de outros produtos - em muitos cas

Cases inspiradores: nova função que agrega experiência

 
Produtos e suas funcionalidades se reinventam com o tempo. O telefone celular é umgrande exemplo dessa evolução. Quando foi criado, era apenas uma versão portátil do telefone convencional e, com o tempo, agregou funções de outros produtos - em muitos casos até dispensando a necessidade dos outros dispositivos, como a câmera digital, o rádio e o videogame portátil.
 
Percebendo essas possibilidades, os mercados vêm evoluindo e buscando cada vez mais inovações para gerar novas experiências aos seus consumidores.
 
Aderindo uma nova função ao produto
 
Poder fazer em casa um café expresso como os servidos em cafés, bares e restaurantes. Essa foi à inovação que a Nespresso trouxe, unindo a praticidade e customização e aumentando a relação do seu cliente com o produto. Através de uma máquina com design moderno e diversos tipos de café acondicionados em cápsulas individuais, o usuário pode preparar sua bebida em casa de acordo com sua preferência.
 
Isso não era possível até então, pois as máquinas de café expresso estavam restritas aos cafés, bares e restaurantes e, muitas vezes para se tomar um café de qualidade, era necessário que a moagem fosse feita pouco antes do preparo do café.
 
Assim o conceito das cápsulas foi desenvolvido, trazendo praticidade no preparo e mantendo o frescor de um café recém-moído. Por trás disso tudo há todo um processo que permite uma excelente experiência de compra e atendimento aos seus clientes, desde a compra de cápsulas e máquinas até um atendimento diferenciado de assistência técnica.
 
Confira o vídeo da campanha:
 
 
Outro exemplo inspirador, que adere nova função a um produto, foi produzido por uma marca de pomada para assaduras, a Bepantol, que criou um aplicativo que transforma o celular em uma babá-eletrônica.
 
A ação permitia que o consumidor baixasse o aplicativo em dois dispositivos, de forma que um ficasse no quarto do bebê e o outro com os pais. Através de Wi-Fi ou Bluetooth, a criança seria monitorada, permitindo também que os pais pudessem colocar músicas para o bebê, receber alertas e até apagar a luz do quarto.
 
Essa ação trouxe mais um significado ao celular dos pais, agregando outra funcionalidade importante para o momento.  
 
Confira o vídeo da campanha:
 
 
E não é apenas somando novas funções que se melhora a experiência do consumidor. O case da câmera GoPro é um exemplo de revolução não tradicional de um produto que, a partir da subtração de funções, tornou-se ideal para o seu público.
 
Portátil, leve e resistente, a GoPro nasceu a partir do investimento em um nicho de mercado: pessoas que gostam de aventura e esportes radicais. A câmera que pode ter diversos acessórios acopláveis – como suportes e proteções –, não possui visor LCD, uma característica que simbolizou a evolução das câmeras fotográficas até então, mas que não é relevante para quem quer capturar imagens e vídeos em situações extremas, como água, altas velocidades e altura.
 
Desde seu surgimento, a GoPro se inseriu de maneira forte no mercado e um dos aspectos que fez isso possível foi a identificação das necessidades e prioridades do seu consumidor, além de permitir que o mesmo se torne ainda mais protagonista do seu uso.
 
Confira um dos vídeos do canal da GoPro:
 
 
Levando em conta o ambiente e as necessidades do público, os cases Nespresso, Bepantol e GoPro, mostram a importância de colocar o usuário no centro do projeto de design para construir com sucesso uma nova e melhor experiência.
 
Hackathon Natura Campus | MIT Media Lab
 
Se você tem ideias e projetos que proponham soluções para ampliar a experiência do consumidor por meio da união de produtos e o ambiente virtual, inscreva-se no novo desafio Natura Campus! Clique aqui